Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Terça-feira, 07 de Junho de 2016

Você já se perguntou porque alguns de nós comemos predominantemente determinadas frutas e hortaliças? Fatores como preferências alimentares, hábitos familiares e regionalismo são algumas pistas, mas com certeza outras questões determinam os padrões de como nos alimentamos.

A biodiversidade brasileira é mundialmente conhecida por sua riqueza e exuberância que se reflete em cores e também em espécies alimentícias, ainda sim, algumas curiosidades se fazem presentes como o fato de que das frutas mais consumidas pelos brasileiros apenas algumas são nativas daqui, confira. Muitas delas vieram de longe como a maçã, melancia e uva, mas já estão presentes em nossa cultura alimentar por tempo suficiente para serem bastante familiares. Neste ponto as importações e fatores comerciais se apresentam como outro elemento que determina as nossas preferências.

Este fenômeno acontece não apenas em relação as frutas, mas também com hortaliças, tanto é que uma expressiva quantidade de materiais e estudos tem sido desenvolvidos em torno das Plantas alimentícias Não Convencionais (PANC’s). Elas recebem este nome por não serem massivamente comercializadas como as ofertadas nos supermercados por exemplo, e são igualmente saborosas e nutritivas. As PANC’s por serem nativas apresentam também vantagens de serem altamente adaptadas as condições da região e ajudam a preservar e transmitir a cultura e biodiversidade de determinado local. Desta forma, a perda do contato com nossa biodiversidade local pode ser um outro fator determinante dos nossos padrões alimentares.

Vinagreira (hibisco)                                                       Azedinha                                                     Capuchinha                       

Com o intuito de resgatar os alimentos regionais da nossa cultura alimentar e explorar suas potencialidades, foi elaborado o livro Alimentos Regionais Brasileiros. Uma olhada geral nos capítulos e já é possível descobrir alimentos da nossa própria região de que nem fazíamos ideia da existência. Possibilidades das mais variadas de receitas, sabores e texturas estão disponíveis no quintal de casa e as vezes nem nos damos conta. É pouco provável encontrar frutas nativas ou PANC’s nos supermercados, mas sem dúvida estes alimentos sazonais estão sempre disponíveis em feiras alternativas de produtores agroecológicos e agricultores familiares. Procure, além de descobrir novos sabores os preços geralmente são mais em conta.

Nossas escolhas alimentares são determinadas as vezes por fatores que nem nos damos conta, da mesma forma que uma escolha consciente daquilo que plantamos ou compramos pode repercutir positivamente no sistema alimentar e na preservação da biodiversidade. 


 

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui