Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Sexta-feira, 18 de Março de 2016

Na coluna de hoje cruzamos a fronteira acreana para recomendar o filme sobre a vida e cozinha do chefe peruano Gastón Acurio que revolucionou a gastronomia internacional.

O documentário espanhol de 2014 – com 75 minutos de duração - dirigido por Patricia Perez e rodado no Peru, revela a trajetória, sonhos e inspirações de um chefe que mudou o país através da comida. ‘Finding Gastón’, nome original, foi indicado a festivais internacionais como do vale de Napa, Culinária e Cinema de Berlin e para o Festival de Comida e Cinema de Nova Yorke. Ele foi exibido no ano passado durante o 6º Slow Filme em Pirenópolis-GO.

Acurio ganhou projeção internacional nos últimos anos ao ganhar festivais da mais alta cúpula da gastronomia. Sua cozinha é conhecida por utilizar ingredientes tradicionais da culinária peruana e, desta forma, ele tornou mundialmente conhecida não apenas a parte gastronômica, mas também os produtores e povos tradicionais do país.

A primeira cena do filme apresenta o chefe Gastón comprando e conversando com pescadores de um mercado local de peixes. Aparentemente nada de muito novo em relação ao hábito de chefes, o diferencial é que estes pescadores são de uma associação de pescadores artesanais. Isto significa que eles utilizam métodos de pesca que respeitam o ciclo de reprodução dos peixes e não utilizam técnicas que prejudicam o equilibro do ecossistema local.

Gastón compra a maioria de seus ingredientes de agricultores familiares, locais e artesanais peruanos e enxerga a cozinha como um espaço de transformação social. Em suas palavras: “Por que nós cozinhamos? Para fazer os clientes em nosso restaurante felizes? É isso? É este o propósito de ser um chef? Ou nós temos uma responsabilidade maior? É uma questão de escolha. Nós não seremos melhores ou piores dependendo da escolha, mas é hora de escolher”.   

Na trilha de Gaston é uma ótima opção para o fim de semana. Além de bem produzido é um filme ao mesmo tempo agradável e que apresenta uma visão ampliada do sistema alimentar. 


 

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui