Ideias na Mesa - Blog


postado por Lucas Ferreira em Terça-feira, 23 de Setembro de 2014

Você provavelmente sabe o que é alimentação sustentável e está ciente das questões em torno da criação de um sistema alimentar sustentável, certo? E você sabe o que você pode fazer diariamente a para promover isso?

A autora e defensora da alimentação sustentável Anna Lappé, explicou que a sustentabilidade é uma questão que tocamos todos os dias "por meio daquilo que escolhemos para comer no café da manhã, almoço e jantar, sendo que em um nível pessoal há muito que podemos fazer." Anna falou sobre "Sete Princípios para uma dieta amiga do clima” no seu livro Dieta para um Planeta Quente.

Diet for a hot

Confira os princípios passados pela autora:

integraisCompre alimentos de verdade, integrais. Isso significa alimentos mais próximos de seu estado natural quanto possível. Os alimentos que não tenham sido submetidos a processos energicamente intensivos e que não contêm aditivos químicos. Como Anna diz: "Pense em morangos frescos, não em barrinhas de cereais sabor morango."

 

 

 

prato vegetal

Mova alimentos de origem vegetal para o centro do seu prato. Use os produtos de origem animal para dar sabor, e não evento principal. A criação intensa de Gado e de outros animais aumenta o desmatamento e desgasta o meio ambiente.

 

 

 

 

organicos para comprar

Pense orgânico. Anna recomenda compras de alimentos que tenham sido produzidos sem produtos químicos industriais e outros insumos de alto custo ambiental. Procure o selo orgânico quando for fazer compras.


 

 

 

local food girl

Loja local. Apoie a sua economia alimentar local. Faça compras em supermercados que transportam alimentos locais, em mercados de agricultores ou participe de uma Feira da comunidade local.




 

waste fridge

Não desperdice. Uma das maiores questões na mudança para um sistema alimentar mais sustentável é algo que muitos conhecem: o desperdício de alimentos. Anna cita a estatística surpreendente que de 30 a 50 por cento de todos os alimentos que podem ser consumidos é desperdiçado. E "Se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa no mundo, depois dos Estados Unidos e da China!” O que você pode fazer? Não compre mais do que você precisa; Use o que você tem - cozinhe os legumes de sua gaveta de geladeira em vez de deixá-los murchar e apodrecer; Faça o almoço para levar para o trabalho; Faça uso de suas sobras; E composte restos de alimentos.



 


sem embalagem

Use menos embalagem: Escolha alimentos com um mínimo de embalagem quando for às compras; traga suas próprias sacolas para o supermercado e para a feira; use recipientes reutilizáveis para as suas sobras.



 
 
 
cozinha familia

Cozinhe. Faça mais de suas refeições! Nós temos muitas ideias e Mais que Receitas: plante um pouco da sua própria comida também. Leia o livro “Dieta para um planeta quente” de Anna Lappé.

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.marthastewart.com/1076299/what-you-can-do-shop-cook-and-eat-more-sustainably

anna pa

Pensando EAN

Pensando EAN é um espaço para reflexões e citações sobre diversos temas relacionados ao campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva e Educação Alimentar e Nutricional. O texto dessa semana é um artigo sobre princípios discutidos por Anna Lappé, autora e educadora conhecida pelas suas reivindicações na área dos sistemas alimentares sustentáveis. Anna é também fundadora dos projetos Small Planet Institute e Real Food/Food Mythbusters, também na área de alimentação saudável e sustentável.



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui