Oficina de EAN com esquete teatral
Postado 04/02/2013

 
Postado por
Adilana de Oliveira Rocha Alcântara

Belo Horizonte - MG
(31) 3277-4776 (31) 3277-4794
www.pbh.gov.br/segurancaalimentar

Organização/Instituição Promotora da Experiência : Prefeitura de Belo Horizonte/Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Área da Experiência: Agricultura/Abastecimento, Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Outro
Sujeito Idade: De 6 a 10 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : Variável
Sujeito Caracteristica :
Tipo Local:
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Oficina/Workshop, Roda de Conversa
Temática:


Sobre A Iniciativa: A EAN é uma ferramenta essencial para que a população passe a questionar e a refletir sobre a importância da alimentação para saúde e qualidade de vida. Entendemos que as estratégias que incluem a arte mobilização nas ações de EAN são fundamentais para alcançarmos os nossos objetivos. Assim, sugerimos usar o teatro educativo como forma interessante de intervir no sistema de valores sociais e de sensibilizar as pessoas por intermédio de situações lúdicas, com arte, humor e entretenimento.

Objetivos: O nosso projeto tem como objetivo central a mobilização da população, especialmente de crianças e adolescentes, acerca da importância da alimentação saudável e adequada, utilizando diversas habilidades e recursos lúdicos. As informações serão veiculadas de forma que motivem a reflexão para a mudança, sem fazer imposições. Assim, a educação alimentar e nutricional poderá interagir de forma direta com a arte, o conhecimento sobre os alimentos e a relação direta com a saúde.

Materiais Utilizados na Experiência: Cenário e figurinos. Cartilhas educativas com receitas e dicas de nutrição. Gêneros alimentícios para preparo de suco. Utensílios para preparo de suco. Brinde personalizado com mensagem alusiva ao tema, para sorteio Obs.: A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMASAN) oferece todos os materiais necessários para a realização da oficina de EAN com esquete teatral.

Passo A Passo: As oficinas de EAN com esquete teatral acontecem especialmente em escolas, creches e centros de referência da assistência social (CRAS), a partir de uma abordagem dialógica e estratégias fundamentadas na ideia de construção coletiva do conhecimento. O tema é introduzido a partir da apresentação de um esquete teatral, que expõe o assunto de uma forma divertida e prazerosa - incluindo músicas e brincadeiras, interagindo com o público e valorizando as suas experiências. Obs.: são produzidos esquetes teatrais diferentes para os diversos públicos (criança da educação infantil, criança dos anos iniciais do ensino fundamental e adulto/idoso). A SMASAN contratou um grupo de teatro, com experiência em arte mobilização, sendo que os esquetes são construídos a partir de conteúdos definidos pela equipe da SMASAN. Após a apresentação do esquete, é realizada uma roda de conversa para debate e reflexão sobre os temas abordados: • Alimentação e nutrição: com ênfase no consumo de frutas, verduras e legumes e na redução do consumo de gorduras, açúcar e sal. • Higiene e conservação dos alimentos: cuidados com a higiene, desde a escolha dos alimentos até a preparação das refeições. • Alimentação e saúde: relação da alimentação com a nossa saúde. Culinária saudável: sempre que há tempo disponível, também é preparada uma receita para degustação (normalmente um suco, que é mais prático - em função da infraestrutura disponível). Para finalizar: antes do encerramento, deixamos uma tarefa de casa para os participantes, que varia conforme o público (Ex: para alunos, uma atividade pedagógica relacionada ao tema, que poderá ser realizada com o auxílio do professor; para o público adulto/idoso, pedir que prepare uma receita da cartilha para a família). Local onde acontece: na própria instituição solicitante Número de participantes: 30 pessoas por oficina Tempo: a partir de uma hora até duas horas de duração, conforme disponibilidade de tempo do público. Todos os participantes recebem cartilhas com receitas e dicas de nutrição, além de certificado de participação.

Considerações: Nas escolas, pelos relatos recebidos, a utilização do teatro educativo como estratégia de apresentação e de sensibilização para introdução dos temas alimentação e nutrição, tem sido considerado mais eficaz, agradando tanto alunos como professores. O projeto desenvolve uma ação de educação alimentar e nutricional diferenciada, utilizando a arte e a ludicidade como estratégia de diálogo e construção do conhecimento. Duas questões estão sendo bastante importantes nessa construção: primeira, tem envolvido e estimulado cada vez mais a participação dos professores/educadores nesse processo, na construção de projetos escolares; segunda, os alunos estão recebendo muito bem as informações, já que a linguagem lúdica facilita a interação, ajuda na fixação de conteúdo e desperta mais a atenção. As crianças se sentem motivadas para experimentar os sucos e normalmente querem repetir; também ficam maravilhadas com o material distribuído ao final da apresentação. Os professores avaliam como positivo o trabalho. O projeto atende, em média,640 pessoas todos os meses.

Resumo da Experiêcia: A oficina de EAN com esquete teatral consiste na participação das pessoas, especialmente crianças e adolescentes, na discussão dos temas que envolvem alimentação e saúde. As oficinas acontecem a partir de uma abordagem dialógica e estratégias fundamentadas na ideia de construção coletiva do conhecimento. O tema é introduzido a partir da apresentação de um esquete teatral, que expõe o assunto de uma forma divertida e prazerosa - incluindo músicas e brincadeiras, interagindo com o público e valorizando as suas experiências. O objetivo é incentivar e resgatar a alimentação saudável, os cuidados com higiene e conservação adequados, sempre enfatizando a cultura local, hábitos regionais e promovendo a escolha saudável dos alimentos. Após a apresentação do esquete, é realizada uma roda de conversa para debate e reflexão sobre os temas abordados. Sempre que há tempo disponível, também é preparada uma receita para degustação (normalmente um suco, que é mais prático - em função da infraestrutura disponível). Antes do encerramento, deixamos uma tarefa de casa para os participantes, que varia conforme o público (Ex: para alunos, uma atividade pedagógica relacionada ao tema, que poderá ser realizada com o auxílio do professor; para o público adulto/idoso, pedir que prepare uma receita da cartilha para a família). Esse trabalho é realizado especialmente em escolas, creches e centros de referência da assistência social (CRAS). Cada oficina atende a cerca de 30 participantes. A carga horária dependerá da disponibilidade do público e da infraestrutura local, com duração média entre uma e duas horas.

Palavras-Chave: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EDUCAÇÃO ARTE MOBILIZAÇÃO





Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - DICAS E RECEITAS
2 - HIGIENE E CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
3 - VOCÊ ESTÁ ACIMA DO PESO?
4 - DICIONÁRIO DOS ALIMENTOS
5 - A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui