Alimentação saudável e adequada para gestantes, Aleitamento Materno e Introdução Alimentar
Postado 06/06/2018

 
Postado por
Jair Rafael dos Santos Melo

Aracaju - SE

Organização/Instituição Promotora da Experiência : Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional - Prefeitura de Aracaju
Área da Experiência: Desenvolvimento/Assistência Social, Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 11 a 19 anos, 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Gestantes / nutrizes, Mulheres, Público atendido por Programas Sociais
Tipo Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Tipo Experiência: Aula, Dinâmica em Grupo, Roda de Conversa
Temática: Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Outros


Sobre A Iniciativa:

A ação partiu da solicitação da coordenação do CRAS, com o objetivo de atender as necessidades de conhecimentos sobre alimentação e introdução alimentar para o grupo de gestantes já formado na unidade.



Passo A Passo:

A atividade foi subdividida em dois dias, para não haver um cansaço por excesso de informações:

1º Dia:

Como proposta de intervenção do estágio de saúde coletiva da Universidade Federal de Sergipe, no período relativo a 2018.1 , os estagiários, sob supervisão da nutricionista responsável, apresentaram uma aula interativa com base no tema “ Alimentação adequada e saudável para Gestantes e Aleitamento Materno” sob demanda solicitada pela coordenadora do CRAS, à pedido do grupo já formado por gestantes da unidade. A atividade foi composta de uma dinâmica de grupos, aplicação de questionário e aula expositiva e interativa, a dinâmica “montagem de pratos”, foi aplicada em dois momentos, antes e depois da aula interativa, para que houvesse uma possibilidade de avaliação do impacto das informações apresentadas. Também, por necessidades acadêmicas foi aplicado um questionário com perguntas simples sobre a alimentação das participantes. As informações foram passadas por meio de slides e se dividiram em dois temas, a alimentação saudável para gestantes, subdividida em 10 passos, e informações sobre o aleitamento materno. A aula foi chamada de interativa pois era incentivado que as participantes apresentassem suas dúvidas e experiências relacionadas ao tema durante a apresentação, que foi formatada em “roda de conversa”.  

Compareceram 10 participantes, que tinham entre 18 e 37 anos, com uma média de 27 anos, e estavam entre 6 e 39 semanas, com uma média de 26 semanas e uma participante que já havia tido filho. Das participantes, 7 (78%)  são usuárias do bolsa família.  Apenas uma das participantes (11,8%) respondeu que já tinha comparecido a uma palestra sobre alimentação saudável anteriormente.

2º Dia:

Foi apresentada uma aula interativa com base no tema “ Introdução Alimentar para crianças a partir de 6 meses” sob demanda solicitada pela coordenadora do CRAS, à pedido do grupo já formado por gestantes da unidade. A atividade foi composta de palestra expositiva e interativa, porém, por necessidades acadêmicas foi aplicado um questionário com perguntas simples sobre o conhecimento sobre o tema das participantes tanto antes quanto depois da atividade. As informações foram passadas por meio de slides expostos por retroprojetor em tamanho grande para a facilitação da visualização . A aula foi chamada de interativa pois, foi incentivado que as participantes apresentassem suas dúvidas e experiências relacionadas ao tema durante toda apresentação, a disposição das participantes foi formatada em círculo para que fosse semelhante a uma “roda de conversa”.

Por ter sido incentivada a interação das participantes foi observado a exposição de uma enorme gama de conhecimentos e experiências relacionadas ao tema, muitas mães relataram casos próprios ou de pessoas conhecidas de como a introdução alimentar dos filhos foi feita, suas dificuldades, desde a falta de conhecimento à interação social, e também a felicidade das conquistas, oque gerou uma grande interatividade do grupo.  

Ao fim da intervenção, foram distribuídas lembrancinhas e um livreto com receitas de papinhas adequadas para as crianças.



Considerações:

Por ser uma atividade interativa, foi possível observar um aprendizado cocomitantemente à exposição das informações, pois à medida que perguntas surgiam , eram esclarecidas e diálogos eram formados para o relato de experiências e dúvidas.







Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui