Relatório sobre o Impacto do Marketing na Fruição dos Direitos Culturais

Foi justamente em razão dessa sólida atuação na defesa e proteção dos direitos das crianças frente às publicidades abusivas a elas dirigidas que o projeto Criança e Consumo foi convidado, em 2013, a contribuir na elaboração do Relatório Sobre o Impacto do Marketing na Fruição dos Direitos Culturais, da então Relatora Especial da Organização das Nações Unidas, no campo dos direitos culturais, Farida Shaheed.

Os temas por ela abordados em seu relatório dizem respeito à interferência de ações publicitárias, em suas diversas formas, inclusive subliminares, no acesso de povos e nações a seu patrimônio artístico, intelectual e cultural, bem como na livre expressão, opinião e pensamento dos indivíduos, com especial atenção a grupos populacionais mais vulneráveis, como as crianças. Entende a relatora que há uma linha tênue, atualmente, entre publicidade comercial  e outros conteúdos especialmente em áreas como cultura e educação. Por essa razão analisou a inserção de ações publicitárias em espaços públicos, atividades artísticas, escolas e universidades e as técnicas de neuromarketing utilizadas. 

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