NORMAS PARA PREVENÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES DAS EXPERIÊNCIAS E OPINIÕES PUBLICADAS NO IDEIAS NA MESA

O Ideias na Mesa é uma rede virtual de compartilhamento de experiências no âmbito da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) de interesse público, idealizada por instituições do primeiro setor, desta forma seu espaço é destinado a participação de instituições do setor público, universidades e organizações da sociedade civil. Nesse sentido, não será permitida a participação de instituições e organizações do setor privado e suas fundações. 

 

1 - Entende-se por organizações de interesse público, aquelas que não tenham nenhuma exigência de retorno de lucro para seus acionistas; cujos processos decisórios, de planejamento e desenvolvimento de ações não sejam pautados ou financiados por interesses comerciais.

A participação de profissionais liberais e/ou empresas de consultoria que prestam serviços no âmbito da Educação Alimentar e Nutricional será permitida desde que haja a declaração de seus interesses e o comprometimento da não veiculação comercial de seus produtos ou serviços prestados.

Você deve declarar todos os conflitos de interesse existentes ao cadastrar sua experiência no Ideias na Mesa. Relate todas as relações e/ou interesses que possam representar conflitos com os objetivos e normas desta rede virtual e com as instituições responsáveis pela iniciativa. Esses interesses devem ser declarados pelos usuários para proporcionar relações transparentes, éticas, íntegras e imparciais.

Experiência com conflito de interesses

Para fins deste site, será considerada experiência com conflito de interesse, aquela que possua relação com organizações e/ou indivíduos que tenham interesses econômicos, pessoais, científicos, assistenciais, educacionais, religiosos ou sociais cujas práticas não atendam/ ou violem os princípios e ações que já estão definidos nas políticas públicas oficiais de interesse público, principalmente da área de segurança alimentar, ou que sejam financiadas por instituições que firam estes mesmos princípios.

Parâmetros que definem uma experiência com conflito de interesses

Serão consideradas experiências com conflito de interesse aquelas que apresentarem:

    • Emprego e outras atividades remuneradas

    Quando a experiência cadastrada for referente a um emprego, serviço de consultoria ou qualquer outro tipo de atividade em que os membros sejam remunerados por organizações e/ou indivíduos que tenham conflito de interesses, conforme especificado no tópico experiência com conflito de interesses.

    • Financiamento de projetos e bolsas de pesquisa

    Quando a experiência cadastrada tiver recebido auxílios financeiros para seu desenvolvimento e/ou bolsas de apoio à pesquisa de organizações e/ou indivíduos que tenham conflito de interesses, conforme especificado no tópico experiência com conflito de interesses.

    • Doações

    Quando a experiência cadastrada tiver recebido doações, presentes e/ou outros tipos de benefícios para sua realização, provenientes de organizações e/ou indivíduos que tenham conflito de interesses, conforme especificado no tópico experiência com conflito de interesses.

    • Outros interesses

    Quando a experiência tiver algum interesse, que o usuário sinta necessidade de explicar/divulgar, ou que possa causar comentários adversos ou constrangimentos aos demais usuários.

Condições de publicação de experiências com conflito de interesses

Deverão ser declarados, quando houver, todos os conflitos de interesse das experiências publicadas neste site. Essa declaração deverá ser feita em campo específico, indicado no momento de cadastro e de atualização de uma experiência.

A equipe responsável pela rede virtual poderá avaliar a necessidade de exclusão das experiências que apresentarem conflito de interesse, independentemente de declarações.

Denúncia de experiências com conflito de interesses pelos usuários do Ideias na Mesa

A equipe do Ideias na Mesa conta com a colaboração dos usuários para identificar as experiências com conflito de interesses publicadas neste espaço. Para denunciar clique aqui.

Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui