Ideias na Mesa - Blog


postado por Marina Morais Santos em Segunda-feira, 13 de Março de 2017

O grupo terapêutico "Mais com Menos", parte do Núcleo de Apoio a Saúde da Família lá em Itabaiana (SE), é formado por 20 mulheres que buscam mudar seus hábitos alimentares para adquirirem mais autonomia e mais qualidade de vida! As estagiárias de nutrição Adriana Nascimento e Josiane Rodrigues sob supervisão da nutricionista Adriana Figuerêdo da Universidade Federal de Sergipe se unirão para realizar ações de Educação Alimentar e Nutriconal no grupo e ajudar essas mulheres na busca por uma alimentação mais saudável.

As nutricionistas organizaram quatro encontros com o grupo de mulheres e realizaram ações com foco na importância da leitura e entendimento das informações nutricionais dos rótulos dos alimentos com várias abordagens. No primeiro encontro, o grupo participou da dinâmica "Você sabia?", na qual foram explicados de maneira divertida e leve os elementos dos rótulos e tabelas nutricionais dos alimentos. Com plaquinhas, situações do dia a dia, vídeos e um clima de bate-papo, foi possível sanar as dúvidas das integrantes do grupo! 

Nos próximos dois encontros, o assunto foi os alimentos ultraprocessados e processados, com o foco na quantidade de gordura, açúcar e sal que esses produtos contêm. Para isso, o grupo participou de dinâmicas com vídeos e instrumentos imagéticos sobre o tema e ainda fizeram uma visita ao supermercado para colocar em prática os conhecimentos adquiridos! 

E para fechar com chave de ouro, no último encontro entre o grupo "Mais com Menos" e as nutricionistas, foram aplicados questionários para a avaliação do conhecimento das participantes em relação aos temas abordados nas ações de EAN. Ao final dos encontros, as participantes relataram que se sentiam mais capazes para fazer melhores escolhas alimentares. 

Quer saber mais sobre essa experiência e dar uma olhada no passo a passo dela? Acesse a experiência na íntegra aqui e se inspire. 


Em 2017 vamos continuar valorizando as experiências de Educação Alimentar e Nutricional cadastradas na rede. Assim como a Josiane Rodrigues de Barros , você pode ter a oportunidade divulgar uma experiência aqui no Blog. Cadastre suas experiências de EAN e compartilhe com outros usuários suas vivências, ideias e desafios. Vamos fortalecer e qualificar nossas ações pelo Brasil!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui