Ideias na Mesa - Blog


postado por Ana Maria Thomaz Maya Martins em Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017

Durante o mês de fevereiro o Ideias na Mesa tem trazido algumas referências relacionadas à Agroecologia e Sustentabilidade e no post do [Comida na Tela] de hoje vamos apresentar o filme "Dive - Living Off America Waste". O documentário surge a partir da curiosidade sobre a falta de cuidado com o lixo nos EUA. 

A partir disso, o cineasta Jeremy Seifert e alguns amigos seguem pelos supermercados de Los Angeles, observando o lixo produzido por eles. Durante esse processo eles acabam salvando centenas de dólares que seriam jogados fora com o desperdício de alimentos que ainda podem ser utilizados para o consumo. Em uma das partes do documentário Jeremy mostra que com alimentos retirados do lixo ele, a família e amigos podem se alimentar melhor do que se fossem a um restaurante, o cineasta ainda brinca dizendo que isso se torna ainda mais real quando se tem um amigo que é chefe de cozinha. 

Alguns dos questionamentos que motivam o cineasta são:

- Se existem tantas pessoas passando fome, porque temos jogado fora tanta comida boa, ao invés de doá-la a quem precisa?

- É simplesmente mais fácil para os supermercados jogar fora os alimentos que estão próximos de vencerem do que pensar em uma solução ou destino para esses alimentos?

- É justo pessoas serem repreendidas ou até mesmo presas por estarem pegando comida de qualidade que é jogada fora pelos supermercados?

Ao longo da produção Jeremy tenta entrar em contato com as empresas para pedir respostas aos seus questionamentos, mas não é atendido, então ao longo do documenttário ele vai tentando encontrar outras referências que possam responder suas perguntas.

O documentário premiado alerta para uma questão importante do sistema alimentar, o desperdício de alimentos e a desigualdade no acesso à alimentos saudáveis e adequados. Confira!

Para baixar o filme e assisti-lo acesse o site do projeto aqui!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui