Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
Postado 19/03/2017

 
Postado por
Bárbara Viana Lessa Barbosa

Lavras - MG
84683120
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Universidade Federal de Lavras
Área da Experiência: Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Outros, Outros:
Tipo Local: Unidade Básica de Saúde
Tipo Experiência: Dinâmica em Grupo, Painel, Roda de Conversa
Temática: Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Rotulagem / informação nutricional


Sobre A Iniciativa:

A ação consistiu na comemoração do Dia Nacional do Agente Comunitário, um importante profissional na área da atenção básica da saúde que nem sempre é valorizado pelo seu imprescindível trabalho. Sua realização foi motivada pela pouca atenção dada a eles e teve como objetivo principal, além de comemorar essa data especial, passar um pouco mais de conhecimento sobre alimentação e rótulos de produtos e também sanar suas dúvidas.



Passo A Passo:

A ação foi realizada no ESF Dona Wanda, em Lavras, no dia três de outubro de 2016 de 7 as 9 da manhã. A princípio aguardamos que todas as cinco agentes chegassem, e em seguida fizemos uma dinamica para nos conhecermos, denominada "Teia do Envolvimento", que consistiu na apresentação do seu nome, uma qualidade, um defeito e o motivo de ter se tornado agente comunitária de saúde. Após todas falarem, estas deveriam voltar o barbante e dizer o que a pessoa anterior tinha relatado, para ver se todas, realmente, estavam prestando atenção e envolvidas com a atividade. Depois foi apresentado a elas um banner que comparava alimentos industrializados com alguns alimentos saudáveis e suas respectivas calorias, para mostrar que as escolhas podem e devem ser feitas de modo a trazer benefícios para a saúde. Em seguida foi mostrado a elas alguns rótulos de alimentos e ensinado a entender, por exemplo, que o primeiro ingrediente da lista de ingredientes é o que está em maior quantidade no alimento. O quarto passo da ação consistiu numa roda de conversa que foi baseada na troca de experiências vividas nas visitas das agentes e suas principais dúvidas referentes a alimentação. E por fim, um cartaz comemorativo do dia nacional do agente comunitário foi deixado na sala delas, envolto por balões, além de termos levado café, suco e bolo para tomarmos e comermos juntas.



Considerações:

O primeiro desafio encontrado foi conquistar a atenção e confiança das Agentes Comunitárias de Saúde, uma vez que somos estudantes. Mas após conseguirmos, a ação fluiu normalmente. Elas demonstraram estar extremamente satisfeitas com nossa visita, inclusive mencionaram serem esquecidas e que nunca ninguém tinha feito esse tipo de ação com elas. Ficaram muito gratas e nós também. Elas também demonstraram absorver tudo que nós falamos sobre alimentação e a troca de experiências foi muito produtiva, uma vez que elas fizeram muitas perguntas e nós tentamos sanar a maioria delas.







Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui