Tempestade de dúvidas
Postado 18/10/2016

 
Postado por
Fernanda Hermes

Águas Claras - DF

Organização/Instituição Promotora da Experiência : Universidade Federal de Lavras
Área da Experiência: Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Outros, Profissionais da saúde
Tipo Local: Unidade Básica de Saúde
Tipo Experiência: Dinâmica em Grupo, Material Impresso, Painel, Roda de Conversa
Temática: Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Prevenção/controle de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias...), Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Rotulagem / informação nutricional


Sobre A Iniciativa:

O projeto faz parte da disciplina Ações de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva do curso de Nutrição da Universidade Federal de Lavras, que visa promover ações com foco na promoção da saúde para a comunidade em geral, inclusive a acadêmica, e profissionais de saúde. A principal motivação de realizar um evento voltado somente para os Agentes Comunitários de Saúde, foi para a valorização dos mesmos, que poucas vezes são lembrados e prestígio pelo Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, levando para estes informações e integração além de exaltar sua importância para a comunidade e também para o Sistema de Saúde.



Passo A Passo:

A experiência iniciou-se com uma dinâmica para as palestrantes e agentes se conhecerem e integrarem. Após parabenizá-las pelo dia do Agente Comunitário de Saúde foi apresentada uma segunda dinâmica contida no livro INSTRUTIVO: Metodologia De Trabalho em Grupos Para Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Básica, conhecida como "Tempestade de Dúvidas", que consiste em uma discussão das dúvidas relativas à promoção da alimentação adequada e saudável, reflexão sobre a importância de buscar informações de fontes seguras sobre alimentação e nutrição e esclarecer o conceito de promoção da alimentação adequada saudável para além da ingestão de nutrientes e alimentos específicos. Para isso, um material confeccionado pelas palestrantes foi apresentado e conforme a explicação iria sendo dada, as agentes deveriam anotar suas dúvidas e colocações e pregá-las em um mural confeccionado para recebê-las que ilustrava a “tempestade” de informações sobre alimentação e nutrição que recebemos no dia a dia. Para auxiliar nas discussões, uma estágiaria do curso de Nutrição foi convidade e esteve presente para esclarecer as dúvidas.
Após a roda de conversa, foi entregue às agentes uma fruta com um recado feito especialmente para as mesmas



Considerações:

O resultado da experiência foi positivo, pois a mesma foi avaliada pelas própias agentes utilizando umas escala hedônica, entregue pelas palestrantes logo após a apresentação, que poderia classificar a ação desde "detestei" à "adorei", das cinco agentes presentes, todas "adoraram" a ação. Durante a roda de conversa, foi possível identificar uma grande partcipação das agentes, as quais demonstraram possuir várias dúvidas sobre alimentação, produtos alimentícios e saúde. De início as agentes estavam mais em silêncio apenas ouvindo as informações apresentadas, mas conforme as dúvidas e relatos de casos iriam surgindo, pôde haver uma maior interação entre todos.







Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - Mural "Tempestade de dúvidas"
2 - Lembracinhas
3 - Escala Hedônica
4 - Painel para escolhas alimentares mais saudáveis (PARTE 1)
5 - Painel para escolhas alimentares mais saudáveis (PARTE 2)


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui