Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Sexta-feira, 28 de Abril de 2017

O comida na tela dessa semana traz uma dica cinematográfica para fechar esse mês de abril no qual tratamos sobre o conflito de interesses.

Tigers do diretor-escritor e vencedor do Oscar, Danis Tanovic, tem 90 minutos de duração e denuncia o lobby da indústria de leite artificial e seu consequente prejuízo à saúde dos bebês.

O filme é baseado na história real de Syed Aamir Raza (Ayan), um paquistanês que, ao trabalhar como representante de vendas da Nestlé em seu país, descobre que está promovendo um produto que causa diversos problemas de saúde em bebês, como desnutrição, diarreia e até mortes.

Apoiado pela sua família e pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan) do Paquistão, Ayan decide denunciar as estratégias agressivas e ilegais que a empresa utiliza para promover seu produto. Como consequência, ele passa a ser perseguido por seus antigos empregadores.

O prestigiado longa foi lançado no Festival de Cinema de Toronto, Canadá, San Sebastian, Espanha e Zurique, em 2014. Em terras brasileiras, além de ter sido exibido durante a 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2016, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, a IBFAN Brasil e o Idec já realizaram duas sessões seguidas de debates com o idealizador do filme e representantes das entidades em 2017. Elas aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo, e as entidades também planejam levar o cinedebate para a capital federal.

Além de uma boa opção de entretenimento para o fim de semana, o filme traz um exemplo concreto e verídico sobre como o conflito de interesses está presente em nossa sociedade e passa desapercebido ou é banalizado trazendo inúmeros prejuízos.

 

  


 

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui