Ideias na Mesa - Blog


postado por Ana Maria Thomaz Maya Martins em Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2016

O ano de 2016 foi recheado de polêmicas, brigas, amizades desfeitas no facebook, manifestações ... Enfim, muitas coisas. Mas o Ideias na Mesa vai lembrar de 2016 com carinho, pois apesar das dificuldades, nossos 4 anos de existências foram repletos de boas realizações!

O post de hoje é um pouco nostálgico, mas tenho certeza que você também vai adorar relembrar os melhores momentos da Rede conosco!

Em 2016 nos despedimos e recebemos pessoas muito queridas! Entre chegadas e partidas, tivemos estagiários nas áreas de antropologia e de comunicação social. Além dos nossos parceiros Marujos, contamos com a entrada de um novo designer para compor a equipe, que já contava com jornalista, administradoras, nutricionistas e professoras de nutrição.

                         

Começamos o ano com o concurso da Beleza Interior dos Alimentos, lembra?!

Quem deveria ter ganhado em sua opinião?

 

Tivemos ainda três publicações incríveis do Ideias!

A primeira delas, no primeiro semestre, foi a nossa Revista de Regulação de Alimentos, tema fundamental para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e promoção da alimentação adequada e saudável. Tema complexo, que requer engajamento e compromissos por parte da sociedade civil e Estado, a regulação no campo da alimentação é realizada em áreas como a da rotulagem de alimentos, a da publicidade, principalmente para o público infantil e medidas diversas para o controle sobre o uso de substâncias como açúcar e sal nos alimentos, que têm contribuído fortemente para a escalada mundial de obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis.

 

A segunda Revista, lançada em outubro de 2016, tratou, com muito carinho das experiência em Educação Alimentar e Nutricional realizadas ao redor do Brasil. Para dar ênfase a essa parte tão importante da Rede, selecionamos experiências realizadas com faixas etárias e em ambientes distintos, realizadas nos 4 cantos do país, com estratégias e metodologias diferenciadas.

 

Ainda em outubro, lançamos o livro de receitas mais queridinho do ano! O pré lançamento no Congresso Brasileiro de Nutrição e o lançamento em Brasília mostraram uma reunião de receitas incríveis que contribuem parta que as pessoas comam Comida de Verdade e conheçam formas mais sustentáveis de se relacionar com os produtores e com o meio ambiente!

 

Nesse ano o Ideias também saiu da mesa e foi para prática! Sensibilizados com a discussão sobre o que pode ser feito para reduzir o consumo de bebidas adoçadas, montamos uma tenda no meio da Universidade de Brasília, para mostrar que uma lata de refrigerante não é felicidade, mas sim água, açúcar e bilhões de dólares gastos com publicidade.

E por fim, lançamos dois cursos que foram criados com muito cuidado e carinho, com o objetivo de qualificar ainda mais as ações de EAN que acontecem no Brasil. O curso, Metodologias participativas para ações de EAN tem o objetivo de estimular o uso dessas metodologias em ações de Educação Alimentar e Nutricional; já o curso Jogos na Mesa oferece um guia básico para a criação de jogos para apoiar ações de promoção da alimentação adequada e saudável.

 

Bom, e claro deixando o nosso 2016 ainda mais especial teve você! Que participou com a gente o ano inteiro e trocou muitas ideias, experiências, receitas e informações conosco. Esperamos que em 2017 tenhamos muitos novos melhores momentos juntos!

Caso não tenha participado ainda, não deixe de responder nossa pesquisa de opinião.



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui