Ideias na Mesa - Blog


postado por Isadora Dias Nunes de Sena em Segunda-feira, 28 de Novembro de 2016

O Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Grande parte dos alimentos que vai para o lixo poderia ser aproveitada como: talos, folhas, entrecascas e cascas de vegetais. Em certos casos, as partes não comumente utilizadas possuem mais nutrientes do que a própria polpa! A experiência que o [Você no Ideias] traz hoje teve como base essa problemática.

O Aproveitamento Integral dos alimentos proporciona a redução de lixo orgânico: quando os vegetais se decompõem, forma-se um líquido escuro chamado “chorume” que é altamente poluente para os rios. Além disso, enquanto se deterioram, os vegetais produzem gases que aumentam o efeito estufa.

Esta ação, que visou conscientizar e ensinar alternativas, foi promovida pelo Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) de Cornélio Procópio, em conjunto com o Departamento de Vigilância Sanitária do Município, e com o apoio de um estudante de Gastronomia. Elaborou-se um cardápio com a Nutricionista do Nasf, e as receitas foram passadas para cidadãos dos Grupos de Atividade física do Nasf e a comunidade em geral.

Os participantes se envolveram em todas as etapas de preparo das receitas que estavam em uma apostila entregue a eles, e, ao final, houve degustação de todos os pratos. A maioria dos participantes aprovou as preparações, foram elas:

-Hambúrguer de casca de banana

-Cupcakes com talos de hortaliças

-Pizza integral com vegetais  variados

-Pizza integral de frutas com mel e canela

-Suco verde de couve, hortelã e limão

Você já parou para pensar para onde vai o seu lixo? E o quanto do que você descarta pode ser aproveitado de formas muito saborosas?

Para saber mais sobre a experiência e seus resultados, clique aqui!


 

Em 2016 queremos valorizar ainda mais as experiências de Educação Alimentar e Nutricional cadastradas na rede. Assim como a Miriam Yoshida Nishitsuji, você pode ter a oportunidade de ter sua experiência divulgada aqui no Blog. Cadastre suas experiências de EAN e compartilhe com outros usuários suas vivências, ideias e desafios. Vamos fortalecer e qualificar nossas ações pelo Brasil!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui