Ideias na Mesa - Blog


postado por Ana Maria Thomaz Maya Martins em Quarta-feira, 26 de Outubro de 2016

Muitas pessoas que realizam ações de Educação Alimentar e Nutricional relatam dificuldades na etapa de avaliação, por isso o [Biblioteca do Ideias] de hoje traz esse material que visa orientar a avaliação de práticas educativas envolvendo alimentação nas escolas. O primeiro princípio adotado por esse material é que para avaliar é preciso compartilhar saberes, cumprindo as regras do jogo simbólico em relação ao que é certo, mas sem perder o espírito revolucionário, que busca transformar a imagem de perfeição ou de um final feliz em cotidiano – deixemos os príncipes e princesas em paz em seus castelos medievais europeus. Aqui, se apresenta uma concepção de avaliação que seja útil pra você na prática educativa, reforçando o uso do pensamento mas, sem perder de vista experiências e interpretações individuais sobre o ”comer bem”.

Partimos do princípio que ações de EAN conectam Políticas Públicas, teorias construtivistas e troca de saberes. Avaliar uma prática de EAN é um desafio de interpretação! É necessário se avaliar a todo momento, mas muitas vezes isso parece uma questão nebulosa, algo que causa um certo desconforto, dando uma impressão de acusação. Para acabar com essa perspectiva, a apostila de Avaliação das ações de EAN nas escolas se propõe a conhecer mais profundamente como podemos avaliar ações de EAN para adequar e aumentar as possibilidades do direito de comer bem e da convivência social.

Esse material motiva a construção de critérios e desdobramentos de uma forma de avaliar restrita a ‘sim deu certo’. Há que se planejar uma boa avaliação. O objetivo desta apostila é, portanto indicar parâmetros para análises de EAN no contexto social orientado por Políticas Públicas, certos que politizar é preciso uma vez que “um coletivo organizado pode mais”.

Este material servirá de auxílio prático para redigir uma boa avaliação, mostrando os possíveis caminhos a seguir.

Delicie-se na leitura desse passo-a-passo para uma avaliação eficaz! Acesse a publicação "Avaliação das Ações de EAN na escola" aqui

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui