Ideias na Mesa - Blog


postado por Isadora Dias Nunes de Sena em Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016

Organismos geneticamente modificados (OGM) são definidos como toda entidade biológica cujo material genético foi alterado por meio de qualquer técnica de engenharia genética, de uma maneira que não ocorreria naturalmente. Existem muitas controvérsias relativas aos OGM, pois estão ligados principalmente ao contexto de produção de alimentos, a qual se encontra nas mãos de algumas multinacionais e que assim afeta diretamente a questão da soberania alimentar das populações. Além disso, os seus efeitos no ser humano, nos animais e na terra ainda não são conhecidos á longo prazo.

Pensando nisso, o [Comida na Tela] de hoje trouxe o primeiro filme de ficção produzido sobre o tema: "Consumed"; que aborda todas suas complexas facetas, tais como a ganância corporativa, o controle sobre as sementes, as ameaças às fazendas orgânicas, a falta de transparência, a intimidação de cientistas que questionam a tecnologia, os efeitos na saúde, entre outros.

E apesar de não ser um documentário, o longa é inspirado por eventos e fatos reais. A história é sobre Sophie, uma mãe que tenta lidar com a doença misteriosa de seu jovem filho. Ela não consegue descobrir o que está causando erupções desagradáveis em seu filho e vômitos. Então ela começa a investigar e descobre a ligação de tal com os alimentos geneticamente modificados. A partir daí vai se envolvendo nesse complexo mundo das OGM, que envolve a todos nós.

Assim, o ponto que o filme traz é o quanto nós realmente sabemos sobre o que comemos diariamente?

Acesse aqui o site oficial, no qual você pode assisti-lo e ver entrevistas e mais informações sobre a produção.

Veja aqui o trailer:



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui