Ideias na Mesa - Blog


postado por Ana Maria Thomaz Maya Martins em Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016

Já escolheu o programa para o fim de semana?

Toda sexta o Ideias na Mesa sugere um filme ou documentário para aproveitar os dias de descanso! A sugestão de hoje é o filme "Vatel - Um Banquete para o Rei", produzido por França, Reino Unido e Bélgica e diritgido por Roland Joffé. 

O filme retrata a história do Príncipe de Condé que, para salvar a sua província das dívidas, convida o rei Luis XIV para um sumptuoso banquete.Tudo fica a cargo de François Vatel, o mordomo do príncipe. O objetivo do prínicpe era encantar o Rei e conseguir ajuda para quitar as dívidas. Por outro lado, o Rei aceitou o convite com o objetivo de obter apoio do príncipe para iniciar uma guerra contra a Holanda. 

Para a sorte do príncipe, Vatel (mordomo e mestre de cerimônia) não é apenas um inspiradíssimo conhecedor das artes culinárias mas também um criativo aliado para a elaboração dos espetáculos artísticos que deveriam entreter os ilustríssimos visitantes. Na época, ganhar a confiança do rei passava necessariamente por banquetes e espetáculos impecáveis, totalmente a prova de erros e em busca de aprovação e satisfação do monarca e de seus seguidores mais próximos.

Para Vatel, no entanto, a aproximação da nobreza que rodeava o rei significava o contato com pessoas pelas quais tinha verdadeiro desprezo. Apesar disso, se esforça para que Condé, por quem tinha grande estima, pudesse superar seus problemas.

Para complicar sua situação, Vatel acaba se interessando por uma jovem chamada Anne de Montausier.

O filme baseado em fatos reais, é uma excelente dica para quem gosta de filmes de época e de culinária! 

O filme abriu o festival de Cannes de 2000 e tem no elenco atores como Gérard Depardieu, no papel de Vatel, e Uma Thurman como Anne de Montausier.




Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui