Ideias na Mesa - Blog


postado por Ana Maria Thomaz Maya Martins em Segunda-feira, 05 de Setembro de 2016

Você professor, já pensou em associar oficinas culinárias à discussão de temas como: alimentação como patrimônio cultural, comida, memórias e afeto e a importância do gosto. Essa atividade tem sido desenvolvida com alunos do sétimo semestre, do curso de Nutrição, da Universade Federal do Triângulo Mineiro e é o destaque do [Você no Ideias] de hoje! 

As receitas a serem testadas são previamente selecionadas pelos envolvidos no projeto, sendo observados os seguintes critérios:

(a) serem compostas por alimentos que sejam familiares para população em geral e facilmente encontrados em supermercados e hortifruti;

(b) serem compostas, em sua maioria, por ingredientes in natura e com baixo conteúdo de sódio, açúcar e gorduras totais;

(c) serem de baixo custo e de fácil preparo.

Após a seleção das receitas, é preparada a lista de compras e a aquisição dos ingredientes é de responsabilidade do professor-coordenador do projeto.

Após serem testadas, degustadas e aprovadas, as receitas são disponibilizadas para o público em geral na internet, na página do projeto (blog e facebook) e são também utilizadas como ferramenta de orientação alimentar e nutricional nos ambulatórios e enfermarias assistidos pelo curso de nutrição da UFTM.

Com as receitas finalizadas o grupo se reúne da discutir e refletir sobre as dimensões "não-nutricionais" do alimento, tão importantes para a alimentação e nutrição. 

Veja aqui a experiência completa!


Você no Ideias na Mesa!     

Em 2016 queremos valorizar ainda mais as experiências de Educação Alimentar e Nutricional cadastradas na rede. Assim como a Fernanda Rodrigues, de Uberaba, Minas Gerais , você pode ter a oportunidade de ter sua experiência divulgada aqui no Blog. Cadastre suas experiências de EAN e compartilhe com outros usuários suas vivências, ideias e desafios. Vamos fortalecer e qualificar nossas ações pelo Brasil.



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui