Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Terça-feira, 30 de Agosto de 2016

O Chef Barton Seaver em sua participação no TED Talks 2010 apresentou uma visão reflexiva sobre como associamos o consumo de peixes, moluscos e crustáceos a sustentabilidade. Além de chefe, Seave lidera o centro de Sustentabilidade de Frutos do Mar e Pescados no Centro para Saúde e Ambiente Global na Escola de Saúde Pública de Harvard.   

Barton questiona inicialmente o que representa a sustentabilidade em se tratando do consumo de espécies marítimas. O consumo deste tipo de proteína é bastante difundida como uma opção mais saudável e que traz benefícios a saúde, o que de fato é verdadeiro. O chefe ressalta entretanto, que muitas vezes não temos a noção exata dos efeitos provocados por aquilo que comemos. Quando falamos em animais terrestres, o impacto ambiental resultante é mais facilmente observado seja pelo desmatamento ou pelo comprometimento de recursos naturais. No caso dos oceanos, essa percepção é menos clara já que os impactos são causados pela pesca predatória e o consumo em larga escala de espécie do topo da cadeia, como por exemplo o atum amarelo, causando desequilíbrios no ecossistema.

Atuando como chefe, ele se diz na missão de proporcionar relações e também emoções através da comida, e se dedica especialmente a conscientizar as pessoas a saborearem peixes e frutos do com uma maior responsabilidade  ambiental. Um dos caminhos que ele aponta, é o consumo de espécies que não estejam em risco ou que provenham de sistemas de pesca com responsabilidade social e ambiental, mas alerta que só isso não é o bastante. Ele acrescenta de forma muito direta que um caminho é comer mais vegetais. Esse conselho se baseia na importância exacerbada que as pessoas dão para o consumo de carnes, desconsiderando outras fontes alimentares. A diversificação do consumo de espécies é um outro ponto por ele apontado que pode inclusive ajudar na restauração de ambientes marinhos.

As reflexões de (in)sustentabilidade que Barton coloca sobre a forma que comemos e produzimos, apesar de pertinentes ao ambiente marinho, tem um tema condutor central que se aplica a produção animal terrestre, frutas e hortaliças e inúmeros outros alimentos: O sistema alimentar.   

Assista na íntegra a palestra. O áudio esta disponível apenas em inglês, mas para legendas em português basta selecionar no canto inferior direito nas configurações:   


 

 

 

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui