Ideias na Mesa - Blog


postado por Isadora Dias Nunes de Sena em Sexta-feira, 19 de Agosto de 2016

Você conhece as diversas histórias que envolvem o café? E o coco? E a batata?  Sabendo da importância dos diferentes modos das culturas se relacionarem com cada alimento o [Comida na Tela] de hoje traz a série de vídeos "Alimente-se bem – A História dos Alimentos", que mostra de forma divertida e didática as mitologias e origens de comidas típicas do nosso cotidiano.

Feito em parceria pelo Sesi- SP e o Canal Futura, os vídeos são curtos e cheios de informações tanto culturais e históricas, como geográficas e nutricionais. Além disso, são recheados de curiosidades e imagens que prendem a atenção do expectador.

Curioso? Abaixo selecionamos alguns, e clicando aqui você pode ver a série completa.

Alho: "Ele medica, protege, afasta mal olhado e dá um sabor inconfundível a tudo que é tipo de receita. Motivo da primeira greve na história da humanidade e usado como moeda, o alho entra em cena surpreendendo. Suas histórias vão da Índia ao Egito passando pelas escolas italianas do século XX e as montanhas da Coréia. Em comum carregam temas com espiritualidade, saúde, proteção e paixão."

Café: "Polêmico e idolatrado, o café tem uma história longa para contar. De um monopólio asiático para um produto colonial europeu, ele estimula tanto o lado místico quanto a economia mundial. Contam que os sufis africanos o bebiam em seus rituais para acessarem o lado divino e há lendas que atribuem a sua origem ao arcanjo Gabriel. Neste episódio, mais histórias como estas encantam e ativam um outro lado da imaginação."

Laranja: "De acordo com os gregos havia uma única laranjeira no início do mundo vigiada por um dragão. A laranja é a combinação perfeita do doce com o cítrico e antigamente a fruta era considerada exótica. Em diferentes partes do mundo ela inspira a inocência, a fertilidade e um casamento feliz! Suas historinhas encantam assim como o sabor de seus gominhos."



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui