Ideias na Mesa - Blog


postado por Ana Maria Thomaz Maya Martins em Segunda-feira, 18 de Julho de 2016

"A alimentação envolve diferentes apectos que manifestam valores culturais, sociais e afetivos. Assim, as pessoas, diferentemente dos demais seres vivos, não se alimentam de nutrientes, mas de alimentos e preparações escolhidas e combinadas de uma maneira particular, com cheiro, cor, temperatura, textura e sabor, se alimentam também de seus significados e aspectos simbólicos." 

Esse é um conceito preconizado no Marco de Referência de EAN, que valoriza a culinária enquanto prática emancipatória e é nesse sentido que hoje o [Você no Ideias] compartilha a experiência com agricultores familiares de Itanhaém, São Paulo.

Após a implantação do projeto "Feiras Populares" na cidade, se observou que os consumidores da feira adquiriam não apenas os alimentos in natura, mas também alguns outros produtos como bolos, biscoitos e saladas, que acabaram caindo no gosto dos frequentadores. 

Com isso, surgiu a ideia de criar um livro coletivo com as receitas dos produtores, que pudesse dar maior visibilidade a esta iniciativa criativa da comercialização rural direta, que valorizasse a cultura alimentar local, que aumentasse o volume de venda da Feira e que servisse como iniciativa exitosa para ações de divulgação de uma alimentação adequada e saudável.

Para conhecer o livro e saber mais sobre essa experiência, clique aqui.


Você no Ideias na Mesa!     

Em 2016 queremos valorizar ainda mais as experiências de Educação Alimentar e Nutricional cadastradas na rede. Assim como a Luciana de Melo Costa, de Itanhaém, SP, você pode ter a oportunidade de divulgar sua experiência aqui no Blog. Cadastre suas experiências de EAN e compartilhe com outros usuários suas vivências, ideias e desafios. Vamos fortalecer e qualificar nossas ações pelo Brasil.



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui