Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Segunda-feira, 18 de Julho de 2016

A procura por alimentos orgânicos e agroecológicos assim como a conscientização sobre os benefícios de seu consumo vem crescendo no Brasil e no mundo. Dentre as principais motivações estão a procura por uma alimentação mais saudável, a valorização dos agricultores familiares e a preocupação com os agravos ambientais provocados pelo uso de agrotóxicos e sementes transgênicas.

Canais de comercialização alternativos como Centrais de Abastecimento, feiras de cooperativas e modalidades de compras como as Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) se apresentam como os principais locais de escoamento de alimentos orgânicos. Esses canais permitem uma maior interação entre agricultores e consumidores, o que desperta a curiosidade do público além de permitir a troca de conhecimentos. Nesse sentido, muitas pessoas têm procurado não apenas comprar, mas também plantar os próprios alimentos ecológicos, seja na janela do apartamento ou no quintal de casa.  

No Mais que Ideias de hoje compartilhamos uma série com dez vídeo aulas elaboradas pela Borellistudio ensinando a como desenvolver sua própria horta. Os episódios duram entre 25-30 minutos e estão estruturados de maneira didática. A primeira aula, por exemplo, introduz alguns conceitos de hortas orgânicas e fala inclusive sobre Segurança Alimentar. Os vídeos subsequentes abordam etapas como, preparação do solo, compostagem, hortas em vasos, plantio, controle de pragas e colheita.

O curso é ministrado em espanhol, mas no canto inferior direito é possível selecionar a opção de legendas em português. Confira as três primeiras etapas:

 

Para conferir as outras aulas e começar a plantar os próprios alimentos acesse o link do canal.


 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui