Ideias na Mesa - Blog


postado por Isadora Dias Nunes de Sena em Quarta-feira, 13 de Julho de 2016

O Brasil atualmente passa por uma transição epidemiológica e nutricional, com um aumento significativo de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e importantes mudanças no consumo alimentar da população brasileira. O [Biblioteca do Ideias] de hoje traz a publicação: "Instrutivo: metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica", que foi desenvolvida como desdobramento do Guia Alimentar para a População Brasileira, pensando nas demandas de tal cenário por uma orientação na mudança de prática no que se refere à abordagem da promoção da saúde.

O material - que foi desenvolvido pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DAB/SAS/MS) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/Brasil)- faz parte de uma série de publicações que visam apoiar o planejamento e o desenvolvimento de ações coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial na Atenção Básica, apresentando propostas de metodologias com suporte teórico e prático. Veja aqui os outros materiais desenvolvidos.

Tendo em vista que no mundo atual é indiscutível a necessidade da realização de ações de melhorias da saúde pautadas na autonomia e no empoderamento, espera-se que o documento transforme os gestores e trabalhadores do SUS em multiplicadores e criadores de estratégias, além de qualificar as ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidas nos serviços de saúde.

As ações que compõem o instrutivo compreendem a noção de que o desenvolvimento da alimentação adequada e saudável deve ser composto por estratégias que proporcionem aos indivíduos e às coletividades a realização de práticas alimentares apropriadas aos seus aspectos biológicos e socioculturais, bem como ao uso sustentável do meio ambiente - aspecto presente na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan)-. Foram propostas em uma perspectiva prática e efetiva, para serem realizadas por todos profissionais de saúde e sua construção buscou integrar-se às ações na Atenção Básica (AB), por este ser o lócus com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas.

Veja o material completo aqui.



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui