Ideias na Mesa - Blog


postado por Nathália Bandeira Vilhalva Gheventer em Quinta-feira, 30 de Junho de 2016

Sabe-se que o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo advém de inúmeros fatores sociais, históricos, culturais e até de lógicas comerciais capitalistas, que priorizam um alimento complemente "perfeito" nos moldes econômicos. O desperdício, inclusive, interfere na construção de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável, princípio difundido pelo Novo Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014.

Segundo a ONU, cerca de um terço de toda a comida é perdida ou desperdiçada no caminho entre onde foi produzida até onde é consumida. Além disso, este descarte contribui para um impacto direto na poluição do ar, sendo responsável por 8% das emissões de gases que causam o efeito estufa. 

A fotógrafa estadunidense Eliza Eliazarov, sensibilizada pela temática, decidiu criar o projeto Waste Not, onde retrata em fotos, a grande variedade de alimentos que encontra no lixo de diversos pontos da cidade.

Confira algumas abaixo:

 

 

 

 

 

No Brasil, uma estudante da Universidade Federal de São Carlos, a Marilu, juntamente com outras duas colegas, decidiram lançar o projeto Virando Latas. Neste projeto, também tocadas pela temática do desperdício, decidiram passar 30 dias se alimentando somente de coisas encontradas no lixo e documentando e registrando as suas evoluções nas midias sociais. A prática, que não é nova no Brasil, existe em outros países e é conhecida como Freegan ou freeganismo.

Veja algumas fotos do projeto:

 

 

 

 

 

Aliás, o site Catraca Livre, a partir do Instituto Akatu (uma ONG que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente) disponibilizou 11 dicas que você pode adotar para evitar o desperdício de alimentos:

 

1 - Faça o cardápio da semana

2- Não se preocupe com a aparência dos alimentos

3 - Cuidado ao manipular os alimentos

4 - Aproveite as partes boas de verduras e legumes

5 - Opte apenas pelo essencial

6 - Não jogue fora as sobras

7 - Sirva no prato somente o que vai comer

8 - Prefira produtos da estação

9 - Produtos regionais são muito gostosos

10 - Faça o alimento durar mais

11 - Aproveite cascas, sementes e talos dos alimentos

 

Para saber mais sobre estas dicas, clique aqui.

E você? Está fazendo algo para evitar o desperdício de comida? Que tal começar? Junte a sua família, amigos e comunidade e mãos à obra!

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui