Ideias na Mesa - Blog


postado por Nathália Bandeira Vilhalva Gheventer em Sexta-feira, 06 de Maio de 2016

Valendo-se da temática de agrotóxicos e transgênicos que apresentaremos em algumas atividades do mês de maio, o [Comida na Tela] de hoje divulga um documentário produzido em 2013 pela rede produtora Fiocruz, e conta com a participação de inúmeros colaboradores, dentre eles o professor Wanderlei Pignati da Universidade Federal do Mato Grosso. 

 

 

O projeto, que possui cerca de 23 minutos de duração, apresenta através de entrevistas e depoimentos, informações extremamente importantes que auxiliam na compreensão da participação dos agroquímicos em nosso sistema alimentar. No documentário, vários questionamentos são realizados, como alguns elencados logo abaixo.

O Mato Grosso é um estado brasileiro que possui uma conformação econômica voltada aos latifúndios de exportação de commodities. Detentor da maior produção de soja, milho, gado e algodão do país, ocupa também o lugar de maior consumidor de fertilizantes químicos e agrotóxicos.

Há um grande investimento por parte das empresas em novas tecnologias, novas sementes com novas conformações genéticas, novos produtos e substâncias. Porém, onde está o investimento na saúde do trabalhador que se intoxica diariamente durante o manejo desses insumos? E os agravos às nascentes, ao solo, à vegetação, aos biomas e às terras indígenas e quilombolas? Estes produtos inclusive, tem o potencial de contaminar até o leite materno, e se espalhar para hortas orgânicas através da evaporação e consequente precipitação nas chuvas!

Vale a pena tirar um tempinho do dia e assistir este vídeo para se atualizar e refletir um pouco mais sobre o nosso atual sistema agroalimentar. Fica a dica!

 

 

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui