Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Terça-feira, 08 de Março de 2016

O conceito de comensalidade está intimamente ligado com a cultura alimentar de um povo desde a época dos hominídeos que se reuniam em torno do fogo para partilhar alimentos e experiências. Ainda sim, é um conceito pouco familiar aos que não estão inseridos dentro do contexto alimentar.

No texto de hoje apresentamos trechos de uma entrevista com a Denise Oliveira - Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da FIOCRUZ-Brasília e Coordenadora do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) - pesquisadora da influência da cultura e de outros fatores intervenientes na forma com que nos alimentamos.

De acordo com Denise, "comensalidade" deriva do termo em latim 'mensa' que significa conviver à mesa, e o termo caracteriza, portanto, o ato de compartilhar uma refeição coletivamente que está intimamente ligado à essência do ser humano. Tal dimensão incorpora não apenas a parte biológica centrada em nutrientes durante o ato de comer, mas também a parte das relações humanas e da simbologia cultural que surge a partir deste processo.

No que diz respeito à inserção deste conceito dentro do aspecto cultural, a professora relata que a comensalidade caracteriza práticas antropológicas de determinados grupos e avança no componente de celebrações e ritos que também contribuem para a saúde do indivíduo. Estes componentes definem a dimensão social do ato de comer e expande a dimensão apenas biológica do ato.

O ato de comer junto foi mudando com o passar dos anos, ao passo que em vários países e inclusive no Brasil, o percentual de pessoas que interrompem suas atividades para o horário de almoço é cada vez menor. Ela contextualiza ainda que a prática de uma família de sentar junto à mesa para partilhar uma refeição não tem o mesmo valor simbólico que tinha na década de 50, por exemplo.

O conceito de comensalidade é tão relevante dentro do contexto da nutrição que foi incorporado na última versão do Guia Alimentar para população brasileira. Ele também serve como um elemento que compõem o conceito de educação alimentar e nutricional.

Acesse a entrevista no link.


 

 

 

 

 

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui