Ideias na Mesa - Blog


postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016

Vamos discutir fome e o direito à alimentação?

Você já parou para pensar que vivemos em um mundo onde a abundância de alimentos nunca foi tão grande, mas ao mesmo tempo várias pessoas ainda passam fome?!

Escolhemos para o [Comida na Tela] dessa sexta-feira, um documentário que aborda exatamente essa temática: "Nós Alimentamos o Mundo". Um filme sobre alimentos, globalização, agricultores, grandes corporações, fluxo de alimentos, e principalmente a escassez em meio a abundância.

O filme foi dirigido pelo cineasta austríaco Erwin Wagenhofer em busca das origens de nossos alimentos em vários países do mundo.

O documentário começa a jornada em busca das origens dos alimentos com a produção e o desperdício de pães na Europa e vem até o Brasil para falar sobre a devastação das matas e mostrar como as plantações de soja e o avanço da fronteira agrícola em alguns estados estão destruindo a floresta amazônica.

Além do problema da fome, o filme mostra a realidade das pessoas no sertão de Pernambuco que vivem sem água potável e que bebem de fontes contaminadas.

Para logo em seguida, em sua entrevista o presidente da Nestlé afirmar que a água deve ser toda privatizada e comercializada de acordo com um preço definido pelo mercado e que quem não tiver condições de pagar pelo produto que viva sem ele.

O grande destaque do documentário são suas imagens inesquecíveis, pois estas nos ajudam a entender como são produzidos os alimentos e explica o que cada um tem a ver com a fome no mundo, para responder à questão: "o que que a fome mundial tem a ver conosco".

Assista o documentário logo abaixo:

Nós Alimentamos o Mundo / We feed the World (2005) LEGENDA PT from Alimentamos Mundo on Vimeo.



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui