Ideias na Mesa - Blog


postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2016

Você já ouviu falar ou comeu mangarito, taioba? E bertalha?

 

                  

Sabia que ela são algumas das hortaliças tradicionais que encontramos no Brasil ? Mas que ainda são pouco consumidas e conhecidas pela nossa população.

Por isso a [Biblioteca do Ideias] de hoje traz uma cartilha publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre as hortaliças não-convencionais ou tradicionais, para assim estimular o consumo destas no prato da população brasileira.



A publicação visa estimular os agricultores familiares a resgatar o cultivo destas culturas, hoje preservadas de forma isolada junto a populações tradicionais, e principalmente incentivar o consumo das variedades locais de hortaliças não-convencionais ou “hortaliças tradicionais” por parte da população em geral.

Além do aspecto da cultura, o estímulo às hortaliças tradicionais também visa perpetuar bons hábitos alimentares e a valorização do patrimônio sociocultural do povo brasileiro, visto que estas plantas são esquecidas e possuem um potencial para o enriquecimento da alimentação e melhoria de rendas das comunidades.

A cartilha traz algumas instruções básicas para o plantio das hortaliças e ainda algumas receitas deliciosas feitas com esses alimentos.

 

 

 Não deixe de conferir esta publicação na [Biblioteca do Ideias].

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui