Ideias na Mesa - Blog


postado por Equipe Ideias na Mesa em Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015

O ano de 2015 está acabando e para nós do Ideias na Mesa foi recheado de momentos marcantes e especiais. Dessa forma fizemos um Top 10 relembrando todos esses momentos que marcaram o nosso ano e também a educação alimentar e nutricional!

Confira!  

1º Encontro da Rede Ideias na Mesa

Em 2015 realizamos o 1o. Encontro da Rede Ideias na Mesa que traçou um panorama sobre a Educação Alimentar e Nutricional no país, dando visibilidade a práticas, experiências e aplicações da EAN em distintos cenários. O evento ainda contou com a palestra "O poder da sociedade na garantia da alimentação saudável - A experiência mexicana", com Alejandro Calvillo, diretor da ONG El Poder del Consumidor, apresentando o processo de organização e os resultados de campanhas de mobilização social para a garantia da alimentação saudável.

 

 

2º Revista Ideias na Mesa: Cozinha: lugar de todos

Rede Ideias na Mesa lançou a sexta revista em 2015, com um tema que está na pauta do dia, no Brasil e no mundo: o Cozinhar. A publicação propõe uma reflexão sobre as transformações que essa prática ancestral vem sofrendo ao longo do tempo. Também trata da sua importância para a nossa cultura, história e, principalmente, como espaço fértil para a promoção da saúde, partilhas, trocas de experiências e prática de habilidades.

3º Livro: Ideias para colorir à mesa

Outra publicação lançada pela rede Ideias na Mesa foi o caderno de colorir que une o lúdico à comida e aborda diferentes contextos da alimentação brasileira. Nos convidando para unir nossa criatividade com a paixão pela comida e pelo desejo a um sistema alimentar sustentável.

 

4º Vídeo Comemorativo 3 anos de Ideias na Mesa e do Marco de Referência de EAN para Políticas Públicas

Como parte das comemorações do terceiro aniversário da Rede Virtual Ideias na Mesa, foi lançada uma animação que explica de maneira lúdica e didática os conceitos e princípios do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para Políticas Públicas. 

5º A Equipe do Ideias na Mesa cresceu ;)

O que era bom, ficou ainda melhor! A nossa equipe foi renovada em 2015 com caras e mentes novas, prontas para contribuir e fortalecer ainda mais a Educação Alimentar e Nutricional por todo o país.

6º Lançamento do quadro: Receita Fotográfica

Foi inaugurado no site da Rede Ideias na Mesa o quadro Receita fotográfica. Através dele, divulgaremos receitas práticas e de fácil execução, com um punhado de sustentabilidade, quanto bastar de cultura, curiosidade em lascas e uma pitada de afeto. Temos receitas de ovo poché, chá de casca de abacaxi, guacamole, dentre outros. Veja lá no nosso blog!

 

7º Vídeo da Oficina de Design Thinking: Idea-ação

O Ideias na Mesa elaborou um vídeo relatando e explicando como funciona a oficina de design thinking aplicada à EAN que realizamos nas aulas de Educação Alimentar e Nutricional na Universidade de Brasília. Nosso vídeo foi mostrado na oficina “Café com Ideias”, no XXXI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Brasília, que mostrou relatos de vídeos de experiências de promoção da alimentação saudável e adequada.

8º Fórum dos professores

O Fórum do Ideias na Mesa funciona como uma rede de apoio aos professores de EAN de todo o Brasil e já está ativo há mais de 1 ano e conta com vários professores cadastrados. É um espaço de compartilhamento de ideias e práticas educativas para o aprimoramento da Educação Alimentar e Nutricional nas universidades. Se você tem interesse em participar e ainda não se cadastrou ou não realizou as atividades, não hesite em fazê-lo o quanto antes!

9º Lançamento do Instagram da Rede Ideias na Mesa

Lançamos nosso Instagram: @ideiasnamesa. Acompanhe as novidades da rede virtual de Educação Alimentar e Nutricional! #ideiasnamesa

10º Missão: Transgênicos

Não menos importante, as nossas missões bombaram em 2015! A nossa “Caça aos produtos transgênicos” foi um exemplo disso. Colocamos nossos usuários para irem atrás da identificação dos produtos transgênicos que eles encontrassem em seu dia a dia.

Só desejamos que 2016 seja de mais momentos incríveis como esse e que a EAN ganhe mais força todos os dias! 

E para você, o que te marcou aqui no Ideias na Mesa?

Compartilhe conosco!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui