Ideias na Mesa - Blog


postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015

Durante o 1º Encontro da Rede Ideias na Mesa tivemos o compartilhamento de inúmeras experiências de EAN em diversos cenários e de todo o país.

No 2º dia do Encontro tiveram palestras com experiências de EAN no contexto do Marco de Referências para Políticas Públicas, já que o documento também fez 3 anos junto com a Rede, o destaque de hoje do [Biblioteca do Ideias] será as palestras proferidas pelos palestrantes do encontro, que gentilmente nos cederam suas apresentações.

Primeiramente a professora Vanille Pessoa da Universidade Federal da Paraíba do Campus de Cuité e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva - Núcleo Penso da Universidade  Federal de Campina Grande - UFCG, nos apresentou sua experiência de EAN desenvolvida como um projeto de extensão: Práticas de EAN para Promoção de Alimentação Saudável - Grupo Vida Nova com mulheres da cidade por meio de oficinas culinárias, saraus, rodas de dialogo, etc.

Em nossa [Biblioteca do Ideias] você pode conferir a apresentação dessa experiência em formato PDF.

Logo após a professora  Thais Salema do Departamento em Saúde Pública da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e coordenadora do PRO-PET Saúde nos apresentou suas experiências EAN, como o próprio PET Saúde que faz um trabalho transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional com inúmeras atividades e temáticas, como alimentação saudável, práticas corporais e esportivas realizadas na comunidade.

Além dessa experiência, a professora mostrou como é riquíssimo seu trabalho e nos apresentou o projeto Comer para quê? que visa desenvolver estratégias educativas e de mobilização sobre alimentação para o público jovem, que contemplem uma abordagem mais adequada ao momento de vida em que se encontram, considerando suas rotinas, linguagens e interesses.

Veja na [Biblioteca do Ideias] essa apresentação.

Por fim, o Dr. Nuno Madeira, engenheiro agrônomo da Embrapa Hortaliças abordou a questão das hortaliças não convencionais ou tradicionais na perspectiva da busca de uma alternativa de alimentação saudável e adequada, além de ser uma forma de combater a insegurança alimentar e nutricional que muitos povos ainda sofrem.

Sendo estas espécies de hortaliças que ainda não receberam a devida atenção por parte da comunidade técnico-científica e da sociedade como um todo, acarretando em seu desuso ou consumo localizado.

A apresentação também encontra-se na [Biblioteca do Ideias].

Desde já agradecemos às professoras Vanille e Thais e ao engenheiro Nuno pela exposição de seus trabalhos em nosso 1º Encontro da Rede Ideias na Mesa e também pela autorização em disponibilizar em nossa Rede os materiais de suas apresentações.



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui