Ideias na Mesa - Blog


postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Quinta-feira, 05 de Novembro de 2015

Segundo a FAO, cerca de 1/3 dos alimentos produzidos anualmente no mundo para o consumo humano é perdido ou desperdiçado.

Todos os anos 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas no lixo e geram um prejuízo de US$ 750 bilhões.

 

A FAO também acredita que o combate à fome só poderá ser feito com a reversão do desperdício de comida no mundo.

De forma a combater esses males o [Mais que Ideias] traz duas experiências postadas pelo site Hypeness são iniciativas de combate ao desperdício de alimentos e torna-os refeições para as pessoas novamente.

Uma delas foi iniciada pelas amigas designers berlinenses, Lea Brumsack e Tanja Krakowsk que decidiram fazer algo a respeito e apostaram no combate ao desperdício de alimentos por meio do fornecimento à população de opções sustentáveis de alimentação.

Elas criaram a Culinary Misfits, uma empresa que tem como matéria-prima alimentos em ótimo estado como hortaliças, tubérculos, frutas e verduras, mas que são jogados fora por armazéns, feiras, supermercados e afins, por serem esteticamente inadequados.

 

Assim, as duas amigas preparam a comida e oferecem verdadeiros banquetes ao público em eventos de pequeno e médio porte ou feiras livres.

A outra iniciativa ao desperdício de alimentos é o movimento do “Dumpster Diving”, que em uma tradução livre significa “mergulho na lixeira”. Um estilo de vida que se sustenta pelo ato de catar itens, mais precisamente, alimentos do lixo.

 

O dumpster diving é praticado em diversos países e o objetivo é criar um contraponto à overdose de consumo e à cultura do desperdício tão disseminadas na sociedade atual. 

Algumas dicas para iniciantes encontradas na web seguem o básico do bom senso. Usar luvas, verificar se não há ratos dentro da lixeira e higienizar os alimentos encontrados, por exemplo. Outras são mais específicas, como evitar a coleta de melões. Eles podem absorver líquidos que apodrecem a fruta por dentro sem que isso fique visível na casca.

 

A prática do "Dumpster Diving" pode ser um quanto ousada e estranha, mas já conta com vários adeptos no mundo inteiro e é uma alternativa ao desperdício de alimentos e combate à fome, assim como a cozinha sustentável e inteligente da Culinary Misfits.

Você pode conferir as iniciativas completas no site Hypeness! Inspire-se!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui