Ideias na Mesa - Blog


postado por Débora Castilho em Quarta-feira, 23 de Setembro de 2015

O [Biblioteca do Ideias] hoje vem destacar o artigo cientifico “As cantinas escolares do Distrito Federal, Brasil e a promoção da alimentação saudável, escrito por Erika Blamires Santos Porto e colaboradores. O artigo teve por objetivo caracterizar as cantinas escolares do Distrito Federal em relação à promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.

O estudo verificou uma maior prevalência de gestão terceirizada, poucos funcionários e nutricionistas, além de maior oferta de salgados assados com embutidos, queijo ou frango. Observou-se que 42,2% das escolas interferem na oferta das cantinas, e 58,6% dos representantes acreditam na possibilidade de influenciar os hábitos alimentares dos alunos. Entretanto, 68,0% não acreditam na viabilidade econômica de cantinas totalmente saudáveis. Cerca de um terço desses representantes realizam atividades de promoção da alimentação saudável.

A autora concluiu, através da pesquisa realizada, que a maioria das cantinas escolares do Distrito Federal não é espaço facilitador da alimentação saudável. A alta prevalência de gestão terceirizada, com pouca interferência da comunidade escolar, dá ao proprietário da cantina grande autonomia e possibilita a priorização da busca pelo lucro em detrimento da educação alimentar dos escolares.

“Melhorar a qualidade nutricional da alimentação escolar deve ser um esforço contínuo de interação entre fornecedores, diretores, alunos, pais e governantes.”


Acesse a Biblioteca do Ideias e leia o artigo na íntegra!

Saiba mais sobre Educação Alimentar e Nutricional por meio de vários artigos científicos, publicações, cursos e vídeos, compartilhados através da Biblioteca do Ideias! Não deixe de conferir esse rico acervo!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui