Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Sexta-feira, 11 de Setembro de 2015

Já ouviu falar sobre Agricultura Urbana e hortas comunitárias? Assista ao documentário “Saindo da Caixinha” e descubra que estes temas vão muito além do aspecto alimentar.

O curta foi produzido pelo Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e tem como foco abordar os benefícios que uma horta comunitária pode trazer para escolas, comunidades e espaços de socialização, demonstrando resultados na vida e na saúde das pessoas envolvidas.

O primeiro personagem da vida real a dar seu relato nas filmagens é Geraldo Valentim, um professor mineiro aposentado que “travou”, segundo as próprias palavras, ao se mudar para São Paulo e mudar completamente o estilo de vida em contato com a natureza através de uma fazenda em Minas Gerais ao qual estava habituado.

Geraldo reconhece como fundamental o papel que a horta comunitária e a reconexão com a terra tiveram para que ele iniciasse a recuperação de sua depressão. Ele faz uma analogia bastante significativa sobre este momento:

“Eu estava preso a caixinha do remédio, eu fumei durante anos e me sentia refém da caixa de cigarro, eu precisava daquilo. Agora eu mi vi refém do remédio tarja preta, eu virei escravo da caixa do remédio. E esse contato com a terra me ajudou a sair dessa caixinha, a me libertar.”


O documentário também explora a temática das hortas comunitárias no contexto escolar, mantendo o mesmo enfoque na transformação pessoal e social que a vivência traz. Marcos Sorrentino, biologista e professor da USP, fala sobre o avanço que significa para educação romper com o ambiente da sala de aula:

“É necessário que o sair da sala de aula seja acompanhado do sair da caixinha do ensino aprendizado restrito a transmissão de conteúdo”

Outro exemplo prático do papel transformador acontece no Parque Francisco Embu das Artes, onde uma horta comunitária administrada pela própria comunidade que ao estabelecer parcerias para comercializar os produtos modifica as condições de vida daquelas populações.    

Não por acaso, o documentário leva o título de “Saindo da Caixinha” para romper com a lógica de modelos de agricultura, ensino, e visão restrita do processo saúde doença extremamente reducionistas e limitados, mas que predominam em nossa sociedade.


 

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui