Ideias na Mesa - Blog


postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Quarta-feira, 29 de Julho de 2015

Segundo dados da FAO, a agricultura é uma das atividades mais impactantes sobre o ambiente, em nível mundial, utilizando em torno de 80% da água doce disponível e provocando processos erosivos e contaminações ambientais em elevada escala.

Pensando nisso foi lançado um livro que relata e apresenta experiências de uma alternativa a esse modelo de produção agrícola predatório: a agrofloresta.

E a coluna do nosso blog [Biblioteca do Ideias] apresenta hoje essa publicação: Agrofloresta, ecologia e sociedade que reúne alternativas de vivências agroecológicas de agricultoras e agricultores ligados à cooperativa Cooperafloresta (Associação de Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianopólis).

É possível encontrar no livro experiências e casos do reestabelecimento da relação agricultura com o meio ambiente, demostrando alternativas verdes e agroecológicas de produção como a agrofloresta, um sistema de produção sustentável que reestabelece a relação saudável e reequilibra a relação sociedade/meio ambiente, abordando aspectos pedagógicos com base nos saberes de Paulo Freire, uma ecologia dos saberes que dá voz à comunidade e até mesmo a relação da agrofloresta com a alimentação, como mediadora da nova relação sociedade/ambiente, entre outros.

 

Assim, a prática agroflorestal pode representar uma resposta ao desafio da conciliação entre a sustentabilidade na produção de alimentos e a sustentabilidade ambiental.

Você pode conferir esse livro completo na [Biblioteca do Ideias].



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui