Ideias na Mesa - Blog


postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Quarta-feira, 15 de Julho de 2015

Recentemente uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal de Educação Financeira “Meu Bolso Feliz”, mapeou em todas as capitais brasileiras o interesse do consumidor em realizar um consumo consciente e revelou que parte significativa das pessoas (17%) não sabe, como praticar o consumo consciente.

A pauta do consumo é um compromisso reafirmado na Agenda 21 Global, assinada na Rio 92, pois atenta este como causador de diferentes impactos ambientais e sociais. Portanto é necessário despertar esse olhar crítico na população, quanto ao consumo e seus desdobramentos, entendendo o ato de consumir como parte de um sistema maior, que envolve também a produção e o descarte.

Um consumidor consciente é aquele que leva em conta no ato de sua compra todos os aspectos daquele produto, que vai bem além da marca ou do preço. É importante analisar também as questões ambientais, sociais, de saúde humana e animal, econômicas e culturais que envolve toda a produção desse produto.  

Na pesquisa apontou-se que 50,7% dos entrevistados dizem analisar produtos e marcas e desistir da compra se a empresa produtora adotar práticas prejudiciais ao meio ambiente ou à sociedade e demonstra que a população brasileira tem se preocupado com as questões ambientais e de consumo e aceitam até pagar mais caro por produtos que sejam “ambientalmente amigável”.

Pensando nesta questão o Ministério do Meio Ambiente (MMA) dá dicas de atitudes simples que têm impacto positivo em seu “Pequeno guia de consumo em um mundo pequeno”, que você pode encontrar na [Biblioteca do Ideias]. As dicas incluem dar preferência a produtos que possuam selos verdes ou similares, dar preferência aos produtos locais, para incentivar e fomentar a economia local das cidades e evitar o desperdício de alimentos, a dica é servir apenas o que for comer, entre outros.

 

Confira aqui esse “pequeno guia”, é didático e super útil na educação para um consumo consciente!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui