Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Sexta-feira, 10 de Julho de 2015

Entre os dias 10 e 13 de setembro acontecerá a 6a edição do Slow Filme em Pirenópolis, GO. O festival exibe curtas e longas metragens que tem a alimentação e gastronomia como tema principal, e este ano trará alguns filmes homenageando a Itália, país onde foi criado o movimento Slow Food.

A amostra tem por objetivo a divulgação de experiências de produções alternativas que tem sido praticadas em diferentes regiões no Brasil e no mundo, essenciais na superação do modelo alimentar vigente. Além da projeção de filmes, durante o evento também acontecem degustações, palestras e troca de experiências com produtores locais.

Para ficar com gostinho na boca confira alguns dos filmes que já foram confirmados para este ano:

"Little Forest - Summer/Autumn"

Direção: Jun'ichi Mori

Ficção japonesa

Plantar, cozinhar, comer, viver. Filmado ao longo de um ano, Little Foret é um filme de quatro estações. O filme segue a vida simples, mas plena, de uma menina que cozinha pratos deliciosos a partir do alimento que ela planta e colhe nas propriedades próximas à sua casa.

Insatisfeita com sua vida urbana, Ichiko retorna à sua cidade natal, Komori, no interior do Japão. Sem supermercado ou lojas de conveniência por perto, ela cultiva seu próprio arroz, e faz suas refeições com ingredientes da estação.

"O Último Pastor", de Marco Bonfanti.

A produção italiana revela a incrível história de Renato Zucchelli, que conquistou a cidade com o seu rebanho e com o poder de sua imaginação. Ele tem um sonho: trazer seu rebanho para o centro de Milão e mostrá-lo para as crianças que nunca viram uma ovelha de perto.

Último pastor nômade da Lombardia, Renato vive nas montanhas, mas a família permaneceu na cidade, onde o espera (im)paciente sua mulher e seus quatro filhos.

"Z'Alp" de Thomas Rickenmann.

Sessão seguida de degustação de vinhos suíços orgânicos e queijos da queijaria Alpino.

Sinopse: "Uffahre", "Züglete", ou "Öberefahre": cada região da Suíça tem o seu próprio nome para a maior e mais emocionante aventura que os agricultores realizam todos os anos: a cansativa subida para os Alpes com o seu gado e equipamentos para trabalhar a terra, fazer queijo e alimentar o rebanho.

O filme retrata os vários testes de resistência que os agricultores são submetidos durante a transferência anual de seus rebanhos - desde a preparação até a subida dos Alpes.

Na edição anterior o curta "Baru - A castanha do cerrado" foi um dos vários documentários exibidos. Nele foi retratada a produção familiar do baru que ajudou na diversificação da produção familiar em uma comunidade no estado de Goiás.

Fique atento(a) na programação do evento no site oficial e na página do facebook.




Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui