Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Quinta-feira, 02 de Julho de 2015

Que as abelhas produzem um delicioso e nutritivo mel não é novidade para ninguém, mas você sabia que sem estes pequenos insetos a formação de várias espécies vegetais estaria comprometida?  

As abelhas tem um papel crucial na polinização das flores, o que significa dizer que elas têm uma relação direta com a produção e diversidade de alimentos. Sem estes insetos, inúmeras plantas que servem de alimentos tanto para nós humanos quanto para outros animais, teria tamanho e formas reduzidas ou até mesmo deixariam de existir.

Em outro momento fizemos uma postagem mostrando os impactos que estavam acontecendo a partir da diminuição do número de abelhas no Brasil, relembre. 

Este animal é extremamente sensível em virtude de seu pequeno porte, logo, alterações na natureza como o uso intensivo de agrotóxicos nas lavouras resultam na eliminação de colônias de abelhas com consequente diminuição da polinização de flores. O prejuízo ambiental principalmente nas populações de abelhas foi identificado pela Autoridade de Segurança Alimentar Europeia (EFSA) através de estudos ao longo de 15 anos. Os resultados foram tão sérios que levou recentemente ao banimento de determinados pesticidas na França.

No Brasil as espécies mais comuns são: Mellifera europeia (comumente conhecidas, amarelas e pretas) com ferrão, e as sem ferrão: Irapuã, Jataí e Mirim.

Reconhecendo a importância deste animal no ecossistema e na produção de alimentos, o [Mais que Ideias] de hoje mostra o projeto de caixas de abelha ecológicas. Idealizado por pai e filho australianos que trabalham há alguns anos com a produção caseira de mel, o desafio era desenvolver um método de produção que agredisse menos as abelhas. As caixas convencionais exigem o manuseio de uma série de etapas que acabam por resultar em estresse e morte de algumas abelhas.

O resultado é apresentado no vídeo abaixo onde eles explicam como o processo funciona. Apesar de o áudio ser em inglês é possível selecionar legendas em português na opção de configuração no canto inferior direito da tela:

A importância destes pequenos seres na nossa vida através da polinização que auxilia na produção de alimentos é bem definida pelos criadores do projeto: “Nós nos desenvolvemos conjuntamente com as colônias de abelhas em uma relação simbiótica. A gente cuida delas e elas polinizam as nossas plantações, e é claro, produzem um delicioso mel”. 

Para quem se interesar o projeto "Bee or not to be?" lançou uma cartilha educativa intitulada Sem Abelha Sem Alimentos, trazendo informações e curiosidades sobre estes pequenos animais.  



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui