Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Sexta-feira, 12 de Junho de 2015

Curta Agroecologia - Arroz Ecológico: alimento iluminado from AGROECOLOGIA on Vimeo.


 O maravilhoso documentário da série Curta Agroecologia produzido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) retrata como a produção orgânica melhorou profundamente a vida de agricultores familiares no Rio Grande do Sul.  

“A agricultura orgânica não é uma atividade de competição e sim uma atividade de cooperação”. Juaresz Filipi Pereira, agricultor ecologista

É neste espírito que 470 famílias produzem atualmente mais de 20 mil toneladas de arroz orgânico em uma área de 4000 hectares. Tudo isso graças a criação da cooperativa Coopan que envolve os agricultores em toda a cadeia processual desde o plantio, colheita e armazenamento até a parte administrativa.

O curta perpassa por áreas que se complementam e exemplificam a estrutura da produção agroecológica, são elas:

Sustentabilidade

Os assentados relatam que por não serem utilizados venenos nas lavouras, a água volta aos rios e solos livre de metais pesados e contaminantes. No caso do arroz, a própria casca que é retirada do alimento é utilizada para combustão necessária para secagem e comercialização do produto.  As cinzas restantes são reinseridas nas lavouras como adubo.

Aspecto social

Todas as ações acontecem de forma conjunta por meio da cooperativa, desta forma, toda a comunidade é envolvida gerando renda a informação a todos e todas. Os jovens adultos trabalham meio período por dia e há a preocupação para que eles dediquem também meio período para estudar e se aperfeiçoar.

Abastecimento

Os agricultores familiares também se alimentam daquilo que comercializam e os alimentos que eles não possuem são adquiridos a partir de trocas nas feiras agroecológicas. Desta forma, sua Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional se concretizam.   



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui