Ideias na Mesa - Blog


postado por Equipe Ideias na Mesa em Quarta-feira, 27 de Maio de 2015

A Rede Ideias na Mesa lançou recentemente uma nova seção da biblioteca direcionada a trabalhos científicos que tenham como foco a Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O intuito é criar um grande acervo de quem pensa, pesquisa e estuda EAN.

No espaço poderão ser encontrados trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica, dissertações, teses e artigos científicos que tenham como foco a Educação Alimentar e Nutricional. Os trabalhos, produzidos pelos próprios usuários da rede, vão desde revisões de literatura, intervenções, avaliações de ações, criação e análise de materiais educativos, entre outros. 

Pensando nisso o post [Biblioteca do Ideias] de hoje traz um trabalho científico enviado por uma usuária da Rede.

O estudo foi um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Nutrição, e teve por título “A importância da Educação Alimentar e Nutricional em ações políticas para redução do consumo de sódio”. O objetivo do trabalho foi discutir a importância da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no planejamento de ações políticas nacionais que reforcem a diminuição no teor de sódio pela população brasileira. Foi realizada análise de documentos técnicos e de publicações referentes à redução do consumo de sódio da população brasileira e internacional.

A pesquisa descreveu sobre as características do perfil nutricional da população mundial e brasileira em relação ao consumo de alimentos industrializados e com altos teores de sódio, no qual foi observado que o brasileiro está consumindo 4,5 gramas de sódio por pessoa por dia (g/p/d), apontando que está ocorrendo o dobro do consumo do limite máximo recomendado pela OMS de 2 g/p/d.

 

 

Foi realizada a avaliação da experiência brasileira e internacional na construção e implementação de estratégias para redução de sódio nos alimentos processados, e foi visto que no Brasil está sendo implementada a estratégia de redução de sódio dos alimentos industrializados, existindo ainda a necessidade de aumentar o número de práticas de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). No âmbito internacional foi observado que existem alguns países que conseguiram implementar ações de EAN e obtiveram sucesso nos resultados de saúde da população.

Identificou-se, então, o papel da Educação Alimentar e Nutricional na promoção de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), para a redução do consumo de sódio.

Para ler mais sobre o estudo acesse aqui! E faça como a Débora Castilho, envie seus trabalhos para compor esta rica seção. Para participar é muito simples: basta preencher este formulário aqui!

Além de fazer parte da biblioteca do Ideias, os trabalhos enviados poderão ser divulgados aqui no blog e em outras ferramentas da rede.

Participe e também convide seus alunos, professores, amigos e colegas para enviarem seus trabalhos!  



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui