Ideias na Mesa - Blog


postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Sexta-feira, 22 de Maio de 2015

Se você ganhasse na loteria, teria coragem de fazer um jantar fantástico para toda sua família e amigos?

O [Comida na Tela] de hoje traz o filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 1988: "A Festa de Babette". O filme é uma produção franco-dinamarquesa do diretor Gabriel Axel e inspirado no livro de Karen Blixen, cujo pseudônimo era Isak Dinesen.

A narrativa se passa em meados da década de 80, em uma península da Dinamarca. O filme conta a história de duas irmãs devotas religiosamente ao falecido pai, antigo pastor luterano da cidade e que pregava a salvação por meio da renúncia dos prazeres humanos.

Eis que surge na vida dessas duas irmãs, uma mulher desconhecida recém-chegada da França, chamada Babette que busca abrigo e trabalho.

Assim que chega, Babette observa que todos na vila possuem um hábito curioso referente ao ato de comer, pois para aquelas pessoas o alimento é algo apenas para a sobrevivência, sem cor, sem sabor, textura ou algo que estimule o sentido do paladar, pois a população do pequeno vilarejo é extremamente religiosa e possuem regras e credos bem específicos, inclusos referentes ao comer.

Ao perceber isso Babette vai mudando aos poucos os hábitos alimentares do vilarejo, dando mais sabor não só para a comida, mas também para o cotidiano de toda a população.

Em um certo dia Babette recebe a notícia vinda da França que havia ganhado na loteria. Bastante feliz, em um gesto de gratidão pelo acolhimento das duas irmãs, a cozinheira pede a elas que a deixassem preparar um último jantar em homenagem à morte do pastor e pai das irmãs.

Aprovado o pedido, Babette começa os preparativos para o grande jantar, que seria tipicamente francês, e se encarrega de encomendar todos os ingredientes que viriam diretamente da França. Ao longo do jantar os participantes começam a perceber uma naturalidade no comer e veem que é algo que não interfere em sua religião, desmitificando o conceito de pecado criado em torno da comida.

                

O filme todo gira em torno da alimentação, da preparação dos alimentos, do ato de comer bem além do caráter nutricional e aborda o contexto cultural da alimentação, que é permeada de simbologia e elemento da sociabilidade humana.

Assista o filme e fique com água na boca com o jantar de Babette. Ou você mesmo pode fazer seu próprio jantar “a la Babette”, o canal do Youtube Tastemade Brasil junto com o canal Gastronomismo lançou o Comida de Cinema e nos ensina um dos pratos do filme. Veja o vídeo abaixo e delicie-se!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui