Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Sexta-feira, 24 de Abril de 2015

"No sangue do mineiro corre queijo"

Impossível não salivar ao assistir ao belíssimo documentário de Wagner Indaiá. Produtores de Queijo Canastra abrem as portas de casa, dão relatos, contam histórias, e discorrem sobre o processo de produção deste alimento artesanal feito com alma, desde sua concepção no Brasil colônia até os dias de hoje. O Queijo Canastra é uma herança da culinária portuguesa que chegou ao Brasil com a família real. Na Vila rica – antigo nome da região da Canastra - o queijo era uma forma de conservar o leite nas longas jornadas de trabalho, indispensável aos exploradores.  

Eleito pelo povo mineiro como o queijo mais gostoso de Minas Gerais, o queijo Artesanal da Região da Canastra foi também declarado Patrimônio Cultural do Brasil em 2008. A Serra que dá nome ao queijo é compreendida por 7 regiões produtoras, Tapiraí, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita, Piumhí, Delfinópolis e São Roque de Minas.

O clima da região, altitude, águas puras, e pastos nativos conferem ao Queijo Canastra um sabor único. A relação do produtor com os animais é outro fator crucial como exemplifica Zé Mario, um produtor local: “A produção do queijo não tem segredo nenhum. O que faz a diferença é o alimento do animal e o jeito de tratar as vacas. Se você maltratar o animal ele não vai te dar leite e aí a gente que sai no prejuízo e não ele, você tem que tratar bem o animal”.

Aspectos culturais também são abordados no documentário, por exemplo, você em algum momento já deve ter se deparado com a frase de que mineiro corre atrás do queijo certo? Pois Chico chagas, outro produtor da região, garante que essa história é verídica e aconteceu na Região da Canastra: “Quando a produção aumentou, o queijo passou a ser transportado em carro de boi e durante uma viagem um motorista inexperiente deixou o carro tombar na ladeira. O rapaz saiu correndo desesperado atrás dos queijos, e daí então surgiu a história verdadeira de que mineiro corre atrás do queijo.”  

Sem mais demoras, dou uma dica antes de começar a assistir ao vídeo. Se não quiser passar vontade garanta um bom cafezinho e um queijo Canastra se possível, um pão de queijo também vai bem. 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui