Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Sexta-feira, 27 de Março de 2015

Irreverente, saboroso e muito bem humorado. O filme é uma produção brasileira com direção compartilhada na Itália. É uma trama adaptada do conto “Presos pelo Estômago” de Lusa Silvestre, que baseia seu roteiro na relação entre comida e poder. Não por acaso, ganhou diversas premiações incluindo Festival do Rio 2007, Festival de Punta Del Este, e indicações a melhor filme nos Festivais de Rotterdam e de Berlim, além de ter premiado o protagonista João Miguel como melhor ator.  

A história do filme se dá em torno de Raimundo Nonato, um imigrante nordestino que se muda para cidade grande apenas com a roupa do corpo em busca de melhores condições de vida. Sem ter um trabalho ou residência, submete-se a trabalhar fazendo coxinha em uma padaria em troca de abrigo. Em pouco tempo, a padaria que não era muito popular passa a ter uma grande clientela em virtude das deliciosas coxinhas preparadas por Raimundo. Com seu sucesso na cozinha, logo a padaria fica pequena para os talentos de Nonato e é quando um empresário o contrata para um empreendimento mais sofisticado. Em meio a estes acontecimentos, Raimundo protagoniza um romance que da liga ao longa ao se apaixonar por Iría, uma de suas clientes.  

Adaptado a um melhor padrão de vida resultante do seu empoderamento no preparo de alimentos, o personagem principal acaba se envolvendo em uma situação que o leva para cadeia, e uma nova trama se desenvolve, mais uma vez com a comida no cerne. Na cadeia fica mais uma vez evidente o poder que cozinhar ou conhecer alimentos pode trazer, seja na relação com as pessoas, ou em termos financeiros.

O filme é um ótima opção de entretenimento para o fim de semana, além de ser uma excelente produção nacional que aborda a comida como um agente modificador social.    

Neste link você pode encontrar o livro de receitas do filme, até porque para assistir "estômago" não basta ter estômago.  

Direção:  Marcos Jorge

Nacionalidade: Brasileira

Gênero: Drama

Ano: 2007

Duração: 113min  



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui