Ideias na Mesa - Blog


postado por Maína Pereira em Sexta-feira, 20 de Março de 2015

Por Rafael Rioja Arantes

tomate

Tomates Verdes Fritos (“Fried Green Tomatoes”) é um clássico do cinema internacional adaptado de um livro, que obteve duas indicações ao Oscar em 1991. Apesar de ter sido dirigido há mais de duas décadas, o enredo traz à tona reflexões que desafiaram tabus para a época e que permanecem atuais, como a discriminação racial, conflito de gêneros e o papel da mulher na sociedade. Para os apreciadores de um bom filme, tem uma bela fotografia, destacando cores e sabores, e trilha sonora como outra qualidade que a película possui. 

O enredo se desenvolve a partir de um encontro entre uma senhora que gosta de contar histórias e outra mulher a beira dos quarenta com problemas pessoais. A partir deste encontro toda a problematização destas questões gira em torno das trocas que acontecem entre as duas.

Ainda que alimentação não seja o foco principal do filme, a temática está fortemente presente nas cenas e na relação dos personagens com suas próprias emoções. Tanto é que, não por acaso, a preparação de tomates verdes fritos dá nome ao restaurante das protagonistas e ao filme. Algumas cenas trazem alimentos mais frescos, vindos da terra, parecidos com aqueles pratos cheios de afeto que nossos (bis)avós costumavam preparar.

Fica aqui a dica de um programa cultural para o fim de semana, reúna-se com amigos, familiares, ou pessoas queridas para degustar este filme. Para os que curtem uma experiência mais integral, separem aquela panela do fundo da dispensa, compre uns bons tomates verdes, e se aventure nos seus próprios tomates verdes fritos!

Segue o vídeo de como prepará-los, e mesmo que você não tenha experiência alguma na cozinha vale a tentativa, pois o mais importante é a diversão de partilhar o alimento.

 

Direção: Jon Avnet

Nacionalidade: EUA

Gênero: Drama/comédia

Ano: 1991

124 min


 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui