Ideias na Mesa - Blog


postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Quarta-feira, 18 de Março de 2015

O que você pensa a respeito da Agroecologia?

Para a física e ativista ambiental, Vandana Shiva: “A agroecologia é a saída para garantir a segurança alimentar do planeta”.

Em busca de construir uma nova proposta de cultivo alimentar em harmonia com o meio ambiente, a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia) lançou livros, cartilhas e filmes durante o Seminário Nacional da Articulação Nacional de Agroecologia, que aconteceu em fevereiro deste ano, a fim de fortalecer a agroecologia no país e deu visibilidade às práticas e causas das organizações e das redes que compõem a Articulação Nacional.

A primeira publicação lançada foi o “Anais do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA)” que traz os registros das plenárias, de um seminário internacional realizado durante o III ENA.

O combate aos agrotóxicos é uma das bandeiras do movimento agroecológico. Com isso a ABRASCO fez um pré-lançamento sobre seu Dossiê: “Um Alerta Sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde”, que tem previsão de lançamento no mês de abril, no mês de aniversário da Campanha Permanente Contras os Agrotóxicos que completa quatro anos.

Foi também lançado o “Caderno Pedagógico – Agroecologia, Desenvolvimento Territorial e Politicas Públicas” que contém as experiências do processo de articulações das organizações, redes e dos movimentos sociais em prol da agroecologia. Além disso, o Caderno ainda traz abordagens sobre a comercialização de alimentos, soberania e segurança alimentar e nutricional. Você pode acessá-lo em nossa biblioteca.

O Seminário ainda foi palco do lançamento do documentário da série “Curta Agroecologia”. A nova produção “Sempre Viva” retrata a experiência de cultivo de uma planta de mesmo nome do filme, em Minas Gerais. O vídeo também está disponível em nossa biblioteca para ver e rever!

No final do evento houve a divulgação do calendário do Centro Sabiá, que busca mobilizar sobre a importância das sementes nativas em sistemas alimentares. Os calendários do Centro Sabiá são peças pensadas durante boa parte do ano e que procuram não apenas cumprir sua função prática de contar os dias e meses, mas levar também a uma reflexão. Este ano a ideia foi engajar as pessoas que estarão em contato com o calendário a respeito do tema Sementes.

Com todas essas dicas, que tal desenvolver ações e ferramentas para fortalecimento do movimento agroecológico, seja na produção ou no consumo dos alimentos, não é mesmo?!

Fonte: http://www.agroecologia.org.br/


 

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui