Ideias na Mesa - Blog


postado por Luana Mello em Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2015

Na vida moderna e corrida, cozinhar se tornou para muitos um ato cada vez menos necessário, já que qualquer pessoa pode comprar uma comida pronta no mercado. Mas a reflexão do blogueiro e cozinheiro Francisco trazida hoje é justamente sobre o que envolve o ato de cozinhar, além de nutrir o corpo e matar a fome. 

 

 “Cresci ouvindo meu pai, Francisco também, dizendo a minha mãe que para se cozinhar era necessário tempo, calma, prazer e amor. Para ele, cozinhar não era simplesmente o ato de "sapecar" qualquer coisa no fogão visando, simplesmente, "matar a fome". Era necessário pensar, planejar, "significar" o alimento e colocar um pouco de si nas receitas, quaisquer que fossem. Não importava se fosse um feijão com arroz ou algo mais elaborado, mas o fato é que, para ele, cozinhar não poderia ser algo mecânico mas deveria ser, também, fonte de prazer, tanto para quem elaborasse quanto para quem saboreasse o feito.”

[...] 

“Para ele [cozinhar] significava possibilidade e oportunidade de reunir pessoas queridas em torno do fogão, celebrar a vida, amizades, amores, tristeza (por que não?), traçar "grandes pequenas metas", travar conversas intermináveis sobre política, cultura, amizades, famílias, futebol, coisas do cotidiano de qualquer mortal e teorias ... muitas teorias.”

Leia o texto completo no blog dele

E ai, vamos reunir a família e os amigos e cozinhar? Que tal começar usando algumas receitas que fizeram a diferença na vida de algumas pessoas, do livro "Mais que Receitas"? Você pode dar o seu toque especial pra receita, deixá-la com a sua cara e torná-la especial para você também.  

Pensando EAN

Pensando EAN é um espaço para reflexões e citações sobre diversos temas relacionados à Comida, Cultura e Educação Alimentar e Nutricional. O texto desta semana é um trecho de uma reflexão escrita por Francisco, publicada no blog Reflexões de um Cozinheiro. Francisco é cozinheiro e blogueiro, morador de Juiz de Fora - MG



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui