Ideias na Mesa - Blog


postado por Lucas Ferreira em Terça-feira, 18 de Novembro de 2014

O projeto questiona a dificuldade de acesso à água e a grande disponibilidade de bebidas açucaradas.

copos refri

Em muitas partes do mundo, o acesso à água é limitado. Mas se as pessoas que não tem acesso à água potável tivessem dinheiro para comprar uma latinha de refri, o produto açucarado, aromatizado e gaseificado provavelmente chegaria até eles.

Se você acha bem estranho que bebidas prejudiciais à saúde estejam mais disponíveis para populações do que um copo de H2O cristalina, você não está maluco. A contradição é o que baseia o projeto mais novo do holandês Helmut Smits: Um dispositivo que pega uma amostra de refrigerante e a purifica até transformá-la novamente em água potável.

coca cola agua

Smits se aliou ao estudante Martien Würdemann, da Universidade de Amsterdam no projeto, que eles denominaram “The Real Thing”. A semelhança com o slogan da empresa americana Coca Cola representa a visão de Smits sobre água e refrigerante. Ao olhar para o produto, ele viu “água suja marrom, então parecia lógico filtrá-la para transformá-la novamente em água potável, da mesma forma que fazemos com a água de esgoto”, foi o que ele disse ao Dezeen.

Então como funciona? A máquina que se tornou famosa esse mês na Semana Holandesa de Design usa um mecanismo simples de destilação.  O refrigerante é fervido e o vapor obtido é condensado, sendo adicionados sais minerais durante o processo para produzir água potável.

Em Janeiro, o governo da Índia vetou a planta de uma fábrica de refrigerantes por que ela desperdiçava muita água. No México, onde índices de obesidade infantil estão explodindo, é divulgado que é mais seguro beber refrigerantes que água da torneira. 

Mesmo sendo um sucesso, o criador não planeja a produção em massa do aparelho, nem ir contra as empresas produtoras de refrigerantes.

“Eu não planejo transformar todo o refrigerante da terra em água.” diz Smits. “É mais uma questão de informar as pessoas sobre como nós humanos criamos o mundo ao nosso redor e levantar questões.”

---

E Você, tem alguma ideia de como pode levar água aos países que tem essa dificuldade de acesso? Faça como o designer Smits e exponha sua criatividade para questionar o consumo abusivo de refrigerantes!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui