Ideias na Mesa - Blog


postado por Lucas Ferreira em Quarta-feira, 15 de Outubro de 2014

Amanhã é o dia Mundial da Alimentação!

Para comemorar, selecionamos na nossa biblioteca arquivos sobre o tema escolhido pela FAO este ano: Agricultura Familiar - Alimentando o mundo, cuidando do Planeta.

Confira os arquivos:

"Pequenas Fazendas: Status Atual e Tendências" (em inglês)

agr verde

Este artigo analisou a atuação e estabelecimento de fazendas de agricultura familiar no mundo inteiro, trazendo muitos fatores para classificação das pequenas fazendas. O artigo é muito interessante para reafirmar a viabilidade desse meio de produção, uma vez que compara também a contribuição econômica da agricultura familiar para vários países com a contribuição proveniente de latifúndios. Acesse o artigo na íntegra! (em inglês)

Engenhos da Cultura: teias agroecológicas

agroec

O desenvolvimento de práticas agroecológicas permeia as comunidades baseadas na agricultura familiar. Nos engenhos de farinha de Santa Catarina, a população é parte do desenvolvimento da padronização e registro das técnicas que permitem a produção de um alimento tão característico quanto a farinha de mandioca catarinense. O livro ressalta a importância cultural e educacional do produto preparado nos engenhos de farinha, que vai além da importância econômica. Confira aqui

"Agricultura Familiar - Cadeias Produtivas"

Fechando os nossos destaques, temos um vídeo que deixa claro que a agricultura familiar não é um peso para a economia e nem para os governos. A produtividade, o papel na diminuição da pobreza e os empregos gerados na terra de quem produz em pequena escala são grandes benefícios para o país. Por meio de cooperativas, os agricultores conseguem passar adiante produtos saudáveis e de baixo custo para toda a população. Assista ao vídeo e saiba mais!

Acesse a nossa biblioteca e fique por dentro de todas as publicações sobre a Agricultura Familiar! Se você quiser, também pode contribuir enviando arquivos para o nosso e-mail. Faça parte da nossa equipe!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui