Ideias na Mesa - Blog


postado por Ana Maria Thomaz Maya Martins em Quarta-feira, 01 de Outubro de 2014

Você já se perguntou de onde vem todas as coisas que compramos e pra onde elas vão quando nos desfazemos delas?

Muitas pessoas acham que esse processo, conhecido como economia de materiais, acontece de forma linear e simples na seguinte lógica: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo. Mas hoje o nosso post do blog mostra que ele não é tão simples assim.

processo

O documentário “História das coisas” revela as conexões entre os diversos problemas ambientais e sociais presentes nas etapas do atual sistema de produção, alertando sobre a importância de pensarmos em um processo mais sustentável e justo. O vídeo dura 20 minutos e apresenta o que está escondido por trás dos nossos padrões de consumo.

coisas

Sabe-se que após a segunda Guerra Mundial foram estudadas formas de se impulsionar a economia e o vídeo destaca que o consumo foi visto como uma solução: “a nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida, que transformemos a compra e uso de bens em rituais, que procuremos a nossa satisfação espiritual no nosso ego do consumo... precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas em uma velocidade cada vez maior”. Mas, esse consumo exarcebado gera grandes impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos e uma grande crise no sistema!

compras

Ficou curioso para saber mais sobre as discussões trazidas nesse vídeo? Acesse: http://www.ideiasnamesa.unb.br/index.php?r=bibliotecaIdeias/view&id=227



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui