Ideias na Mesa - Blog


postado por Lucas Ferreira em Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014

É muito bom encontrar a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em diferentes formatos e mídias, pois isso quer dizer que pessoas de todas as áreas estão sendo alcançadas. A cada dia mais profissionais percebem o quanto o tema é importante e contribuem para a conscientização e promoção de saúde.

Nesse aspecto, a internet tem muito a nos fornecer. Vídeos e filmes curtos atraem a atenção, plantam conceitos e estimulam a reflexão sobre os mais diversos temas. Animações e desenhos, por exemplo, tem um alcance gigantesco e permitem liberdade aos criadores para abordar qualquer tema. 

No Comida na Tela dessa semana, escolhemos alguns curtas animados pra você. Pegue sua pipoca e assista aos selecionados pelo Ideias:

Na "vídeo-aula" animada Conheça Melhor seus Alimentos, a Maria Farinha Filmes (produtora do documentário Muito além do Peso) transformou os alimentos em professores de rotulagem. Com uma lupa, uma balança e embalagens de comida, a nutricionista Andreia Moura identificou nos rótulos as informações que são difíceis de entender ou de usar no dia a dia. O vídeo ajuda quem consome alimentos industrializados a fazer escolhas melhores.

Em uma crítica aos efeitos do fast food na saúde, a animação What if Wild Animals Ate Fast Food (E se os Animais Selvagens Comessem Fast Food) mostra de forma divertida quais seriam as consequências de uma alimentação rica em gorduras saturadas e açúcares na vida de bichos da savana. O vídeo mostra o quanto esse tipo de alimentação é distante do natural, e pode trazer resultados semelhantes nos humanos. 

A amimação The Real Bears (Os Verdadeiros Ursos) é dedicada ao consumo de bebidas açucaradas, especialmente refrigerantes. Novamente, as persongagens usadas são animais. Por meio da alteração na saúde de uma família de ursos polares, o alerta sobre as doenças causadas pelo consumo exagerado de açúcar é lançado, ao mesmo tempo que é criticada a propaganda de felicidade trazida por algumas marcas.

A discussão sobre a crueldade nos criadouros de animais já é antiga, mas nada impede que o tema continue sendo divulgado para melhoria das condições de criação de animais para alimentação. O curta em 3 partes The Meatrix é uma paródia do filme Matrix, onde uma vaca ajuda um porquinho de criação em confinamento a enxergar a realidade por trás da produção de carne para consumo humano.

Em uma ilustração meio "sombria" da ação humana sobre os ecossistemas do planeta, o curta Man (Homem) mostra como o homem explora o mundo para benefício próprio e muitas vezes sem a mínima necessidade. O vídeo é um pouco forte, mas nos faz refletir sobre o impacto ambiental do estilo de vida consumista. 

E claro! Não podemos deixar de lado a animação do Ideias na Mesa! Explicando os objetivos da Rede e traçando o caminho da alimentação e do compartilhamento de experiências, nosso vídeo é também um estímulo para a participação de todos na construção da EAN no Brasil! 

Ideias na Mesa from Ideias na Mesa on Vimeo.

Então, o que achou dessas animações? Tem muita informação pra discutir e passar adiante, certo? Se você conhece mais alguma, não deixe de compartilhar conosco! 




Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui