Ideias na Mesa - Notícias - Rótulos de alimentos devem mudar, defende Organização Pan-Americana de Saúde


Rótulos de alimentos devem mudar, defende Organização Pan-Americana de Saúde
Fonte: O Globo - Segunda-feira, 13 de Novembro de 2017

Fonte: https://goo.gl/jLj4CJ

Para organização, visual mais claro e com mais informações vão beneficiar o consumidor.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa um novo modelo de rotulagem de alimentos, com adoção de um selo e rótulos mais claros. A mudança é defendida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, para que o consumidor possa fazer escolhas mais saudáveis. As discussões sobre a mudança começaram em 2014, mas ainda não houve uma definição.

LEIA: Entidades alertam para falta de clareza em rótulos e propaganda enganosa de alimentos não saudáveis

LEIA MAISArtigo: 'A obesidade é uma questão política'

VEJA TAMBÉM: Anvisa quer que rótulos de alimentos tenham dados mais claros

E AINDA: Projeto propõe que rótulos de alimentos tragam cores de acordo com composição nutricional

Para a Opas, os rótulos de alimentos processados e ultraprocessados devem informar de maneira direta e rápida ao consumidor se há excesso de sódio, açúcar, gordura total, gordura trans, gordura saturada e/ou adoçantes. Para isso, a parte frontal da embalagem deve trazer um selo em formato de octógono, com fundo preto e letras brancas, que informe sobre o alto teor desses nutrientes críticos da seguinte forma: “muito açúcar”, “muito sódio”, “contêm adoçantes”, entre outros.

Segundo órgão, o modelo já se mostrou eficaz no Chile e também está sendo estudado para implantação no Uruguai. No Brasil, várias instituições participam do processo de análise para implantação da proposta.

— Os consumidores têm pouco tempo para ficar analisando os rótulos, tentando descobrir se aquele produto que se diz ‘fit’ é saudável ou não. Por isso, propomos um modelo que junta facilidade e rapidez no acesso à informação, melhorando a capacidade do consumidor de tomar uma decisão crítica e bem informada na hora da compra. É muito simples entender que quanto mais selos um produto tem, pior ele é — afirma Alice Medeiros, consultora de Nutrição e Alimentação da Opas/OMS no Brasil.

Também é recomendado que os rótulos com um ou mais selos não devem conter declarações ou argumentos sobre seus efeitos nem destacar atributos saudáveis ou apresentar desenhos animados, personagens e celebridades com apelo ao público infantil.

FERRAMENTA NUTRICIONAL

O Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde define exatamente quais quantidades representam “muito sódio”, “muito açúcar”, “contêm adoçantes” ou “contém gordura trans”, entre outros É uma ferramenta é usada para classificar bebidas e alimentos processados e ultraprocessados, identificando os que contêm excesso de nutrientes críticos. A ferramenta busca ajudar ainda na concepção e implementação de várias estratégias relacionadas com a prevenção e controle da obesidade e excesso de peso.







Últimas Notícias

OPAS/OMS lança publicação sobre iniciativas bem-sucedidas para combater má nutrição
Transgênicos estão com os dias contados, diz especialista da CTNBio
Ultra-ataque: pesquisador brasileiro é alvo de transnacionais de alimentos
Contextualização e análise de conjuntura

Observatório Opsan UNB
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui